Jornal a Voz do paraná
HomeHomeCidade homeAdministração de Foz entrega Cmei novo para a comunidade

Administração de Foz entrega Cmei novo para a comunidade

Administração de Foz entrega Cmei novo para a comunidade

O Governo do Município de Foz do Iguaçu inaugura, no dia 29 de agosto, às 18h30, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Onira Caprini Paiz, no Jardim São Roque. A unidade atenderá cerca de 90 crianças de 6 meses a 3 anos, em período integral, com turmas de berçário, maternal 1 e 2. O atendimento começará no dia 2 de setembro.

Com mais de 890 metros quadrados de área construída, o CMEI é divido em dois blocos térreos interligados por circulação coberta, compostos por 5 salas de aula, fraldários, lactário, administração, sala de professores, depósitos, sala de amamentação, solário, sanitários, lactário, lavanderia, rouparia, vestiários, cozinha, varanda de serviço, pátio coberto e playground. A unidade foi construída com recursos do Governo Federal, no valor de R$1.782.304,35.

“O projeto arquitetônico foi baseado nas necessidades de desenvolvimento integral da criança, tanto no aspecto físico, psicológico, quanto no social e intelectual”, explicou a diretora de educação infantil Luciana Moreira.

Educação
O CMEI Onira Caprini Paiz será o quinto inaugurado pela atual gestão e o 41º do município. A primeira unidade a ser inaugurada foi o CMEI Rubem Alves, no Jardim São Paulo, em junho de 2017. Em fevereiro deste ano foram inaugurados os CMEIS Heley de Abreu (Três Lagoas) e Nidia Benitez (Cidade Nova), e no dia 7 de agosto deste ano o municípioentregou o CMEI Vanderli Bertachinni Moreira, no Porto Meira.

Outros quatro CMEIS estão sendo construídos na Avenida Andradina, Jardim Paraná, Jardim Buenos Aires e Profilurb. Atualmente, 8.789 crianças de até cinco anos estão matriculadas em um dos 40 CMEIS do município e instituições conveniadas.

Atendimento
Após a inauguração do CMEI, no dia 29 de agosto, as famílias poderão fazer o cadastro das crianças na Secretaria de Educação, no Complexo Bordin, para atendimento na unidade. O funcionamento inicia na segunda-feira, dia 2 de setembro. O CMEI fica na Rua Jacomo Savaris, 955, Jd. São Roque.

Homenagem 
Onira Caprini Paiz nasceu em 9 janeiro de 1961 na cidade de São João da Urtiga-RS. Se mudou para Foz do Iguaçu em 1975, com 14 anos de idade. Cursou Magistério no Colégio Agrícola e lecionou em diversos colégios, como o Bartolomeu Mitre e Júlio Pasa.

Fez faculdade de Letras pela Unioeste e pós graduação na UDC. Começou a trabalhar no Colégio Dinâmica em 1993, por onde permaneceu por 23 anos. Também trabalhou no Colégio Monjolo e na UDC. Aposentou-se em 2013. Onira foi uma líder comunitária, sempre atuante nos movimentos da Igreja do Copacabana, ajudou na ação solidária do bairro, com cestas básicas, roupas e brinquedos. Em 2016 abriu um clube de mães e criou o Big Presépio no Jd. Copacabana, com ajuda dos integrantes do clube de mães e da comunidade. Onira faleceu dia 17 de setembro de 2017, com 56 anos.

Rate This Article

avozdoparana@jornalavozdoparana.com.br

feito com