Jornal a Voz do paraná
HomeHomeCidade homeAeroporto de Foz é o mais movimentado do País

Aeroporto de Foz é o mais movimentado do País

Aeroporto de Foz é o mais movimentado do País

Mais de 1,7 milhão de passageiros passaram pelo Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu de janeiro a outubro de 2017. O volume é 16,32% superior ao mesmo período de 2016. O terminal iguaçuense é o que mais cresceu no país, entre aqueles administrados pela Infraero.
Além do aeroporto da Terra das Cataratas, a reportagem apurou o número de embarques e desembarques de outros 10 terminais internacionais do Brasil, também instalados em cidades turísticas.
De janeiro a outubro do ano passado, 1.533.034 embarques e desembarques, ocorreram no aeroporto de Foz, já no mesmo período deste ano, 1.783.362 passageiros passaram pelo terminal, apontando um crescimento de 16,32%.
O aumento expressivo supera a margem nacional, quando os principais aeroportos do país tiveram um aumento de 3% a 8%, e em alguns casos, houve diminuição no número de operações de embarques e desembarques, como no terminal de Manaus – AM (-2,40%).
Após Foz do Iguaçu, considerando apenas os aeroportos administrados pela Infraero, o segundo que mais recebeu passageiros foi o de Florianópolis, em Santa Catarina, com um crescimento de 8,23% em 2017. O aeroporto de Florianópolis é seguido pelos aeroportos internacionais de Curitiba (6,16%), capital do Paraná, e Congonhas (5,31%), em São Paulo. “Nosso aeroporto deve bater recorde de movimento em 2017, ultrapassando a marca de 2,2 milhões de embarques e desembarques. Com as obras de reforma da pista e repaginação do terminal, inclusive com a instalação de fingers, estaremos preparados para bater o ritmo de crescimento em 2018”, afirmou o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla.
O terminal irá ganhar quatro pontes de embarque e desembarque, os chamados fingers, mais duas posições simultâneas de embarque e desembarque remoto. O equipamento vai permitir maior conforto aos usuários. Também serão ampliadas as áreas de check-in, salas de embarque e saguão.

DESTINO MAIS LEMBRADO

Foz do Iguaçu foi lembrada como um dos principais destinos turísticos nacionais na 8ª edição da “Marcas Cariocas”. A categoria foi incluída neste ano na pesquisa realizada com quatro mil cariocas. Ao todo são 40 categorias, com diversos tipos de produtos e serviços, e ainda as marcas que são queridas no Rio de Janeiro, as que respeitam o meio ambiente e as que respeitam o consumidor.
O projeto foi realizado em duas etapas. Na primeira fase, 2.053 entrevistados citaram as marcas espontaneamente. As dez mais lembradas seguiram para a segunda fase.
A partir de 2.351 entrevistas, cada participante foi apresentado a cinco categorias, em rodízio aleatório. Os entrevistados avaliaram as marcas que conheciam, mesmo só de ouvir falar. E depois apontaram qual está mais associada a cada uma de cinco dimensões: Qualidade, preço, respeito, identidade e evolução.
Fernando de Noronha (PE), Gramado (RS) e São Paulo (SP), aparecem antes de Foz do Iguaçu na preferência dos entrevistados. O Rio de Janeiro é o terceiro maior emissor de turistas para a Terra das Cataratas. Até o momento, a cidade recebeu 51.819 cariocas. São Paulo, Paraná são primeiro e segundo, respectivamente.
No conjunto geral, a amostra de entrevistados respeita a distribuição de gênero e idade de toda a população da Região Metropolitana do Rio, com base nos dados do IBGE. A pesquisa foi realizada pela Troiano-Branding. “O resultado da pesquisa é bastante significativo no que diz respeito à possibilidade de ampliação de demanda de cariocas para o Destino e comprova mais uma vez que o trabalho de marketing e promoção está sendo desenvolvido de forma eficiente”, avaliou o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Felipe Gonzalez.

Rate This Article
Author

caio@iconeinternet.com.br

feito com