Jornal a Voz do paraná
HomeNoticiasDestaqueBanda da PM faz concerto com temas de filmes de super-heróis

Banda da PM faz concerto com temas de filmes de super-heróis

Banda da PM faz concerto com temas de filmes de super-heróis

A Banda de Música da Polícia Militar levou nesta terça-feira (13) cerca de 2 mil espectadores a uma viagem no tempo para relembrar músicas que foram temas de filmes e seriados dos maiores heróis do mundo animado. Militares estaduais e integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) foram homenageados durante a primeira apresentação da banda em comemoração aos 165 anos da Polícia Militar, no Teatro Gaíra.

O subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos de Morais, destacou que o tema do concerto da Banda de Música ressalta a importância dos profissionais de segurança pública na garantia da liberdade e da democracia. “A PM realmente representa esses atos heroicos e anônimos de cada policial militar na rua, e baseado nessa proposta é que surgiu a escolha do tema heróis, que tem tudo a ver com as missões enfrentadas por nossos profissionais, dia após dia, para proteger a sociedade”, disse.

As músicas temáticas dos super-heróis, verdadeiros hinos para muitas pessoas aficionadas pelas histórias em quadrinhos, foram relembradas na apresentação, como as do Super-Homem, Mulher Maravilha e Batman, que encantam fãs desde os anos 1960. Sucessos de bilheteria recentes também marcaram o espetáculo, como as músicas tema dos filmes Homem de Ferro, Thor, Pantera Negra, Homem-aranha e Vingadores.

De acordo com o maestro da banda, tenente José Galdino Silva Filho, o grupo se emprenha para sempre proporcionar um show diferenciado a cada ano. “A preparação envolve muito trabalho, desde o tema, o tempo de apresentação, o repertório, para que aconteça esse momento mágico. Nosso intuito é fazer um espetáculo que agrade o público e ressalte a função humana e social que a nossa Corporação possui”, afirmou.

O tenente Elizeu da Silva, que há 23 anos integra os concertos da Banda de Música, ainda sente a emoção do público e a empolgação dos músicos a cada nova apresentação. “O frio na barriga e a ansiedade permanecem a cada vez que subimos no palco, principalmente no primeiro dia de apresentação, mas toda a banda se preparou muito para esse momento”, disse.

O evento contou também com a participação de músicos do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, que todos os anos se integram à Banda de Música da PM. O sargento Cleverson Zavatto, da Banda da 5ª Divisão de Exército, atua nos concertos comemorativos de aniversário da PM há oito anos. “A integração das bandas é só o começo de uma parceria entre as Forças Armadas e as Forças Auxiliares. As nossas forças nasceram para atuarem juntas, não somente na segurança pública, mas também nesse trabalho cultural”, disse.

HOMENAGENS – Um dos integrantes da Banda de Música da PM, o cabo Sérgio Henrique Freitas foi convidado a subir ao palco para receber uma homenagem, pois ajudou no parto da vizinha e prestou os primeiros atendimentos até a chegada de uma equipe do Samu, na madrugada de 26 de abril deste ano. Também foram homenageados os bombeiros militares que socorreram o cabo da Banda da PM Robson Antônio Gulhinski, em junho de 2018, ao ser baleado e atropelado por homens que tinham roubado um veículo.

Os pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na 2ª Guerra Mundial foram lembrados no concerto como exemplo de dedicação e amor à Pátria.

Durante uma missão de patrulha no Norte da Itália, os soldados Arlindo Lúcio da Silva, Geraldo Baeta da Cruz e Geraldo Rodrigues de Souza enfrentaram um grande efetivo de alemães e não se renderam ao inimigo, preferindo a morte à caírem como prisioneiros. A banda de Heavy Metal Sabaton compôs para eles a canção Smoking Snakes, que também fez parte do repertório do espetáculo.

Rate This Article

avozdoparana@jornalavozdoparana.com.br