Jornal a Voz do paraná
HomeNoticiasEducaçãoCentro de Reabilitação da FAG entrega cadeiras de rodas motorizadas

Centro de Reabilitação da FAG entrega cadeiras de rodas motorizadas

Centro de Reabilitação da FAG entrega cadeiras de rodas motorizadas

Muitos sorrisos e olhares curiosos marcaram o dia 18 de agosto no Centro de Reabilitação do Centro Universitário FAG, onde 20 pessoas que não têm mobilidade nas pernas e são atendidas na unidade de saúde receberam cadeiras de rodas motorizadas. A entrega foi possível graças à parceria que as Clínicas FAG têm com o Sistema Único de Saúde (SUS).
As cadeiras motorizadas foram fabricadas com uma tecnologia alemã. Para aprender a mexer no novo meio de locomoção os pacientes tiveram um minicurso com o técnico regional da marca Ottobock, Henrique de Oliveira Colombo. “A grande diferença dessas cadeiras é a possibilidade de se reclinar, para dar mais conforto ao usuário. Além disso, ela também faz um deslocamento entre 35 e 40 quilômetros sem ser necessário carregar a bateria. A cadeira é também totalmente ajustável às características do paciente. O equipamento não leva em conta apenas o deslocamento, mas também o bem-estar de quem o usa”, comentou o técnico.
Angelo Mateus, de 13 anos, foi o primeiro a receber a cadeira das mãos da pró-reitora Administrativa do Centro Universitário FAG, Jaqueline Gurgacz Ferreira. O menino é de Campo Mourão. “A minha cadeira não era motorizada e também já estava toda quebrada. Agora vou poder sair por aí mais tranquilo”, comemorou o adolescente. Benedito Saturmino da Silva, pai de Cleiton da Silva, ficou feliz da vida ao ver o filho conduzindo a cadeira nova. “Ele já se virava sozinho com a cadeira manual, mas era bem sofrido. Agora vai ficar bem mais fácil para ele se locomover”, contou o pai. Bernardo Moura, de 34 anos, nasceu com má formação nos membros inferiores. Ele já começou a imaginar na vida nova que terá a partir de agora. “Vai melhorar muito a minha mobilidade, posso sair sozinho, terei mais autonomia”, elencou.
As entregas acontecem desde o ano passado e, até agora, cerca de 60 pessoas foram contempladas com as cadeiras de rodas motorizadas. A parceria com o SUS continua e a previsão é de que novas entregas sejam feitas nos próximos meses. “Nós sempre temos demanda. Para receber a cadeira, fazemos uma triagem com os pacientes que vêm de 6 regionais de saúde. A cadeira motorizada traz mais independência, facilita a vida do paciente”, apontou a Coordenadora do Centro de Reabilitação, Leda Paes Walcker.

Rate This Article
Author

caio@iconeinternet.com.br