Jornal a Voz do paraná
HomeHomeEntrevista homeCiro Kreuz: uma vida dedicada a fazer o bem ao próximo

Ciro Kreuz: uma vida dedicada a fazer o bem ao próximo

Ciro Kreuz: uma vida dedicada a fazer o bem ao próximo

Há praticamente 20 anos à frente da União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer (Uopeccan), Ciro Kreuz, que é presidente da instituição, desenvolve uma administração séria e, sobretudo, com dedicação, pois, são anos priorizando um atendimento de excelência para os pacientes. “Mais que uma instituição, nós somos feitos de gente. Somos humanos e sempre prezamos pela humanização. Por isso, quem chega até o nosso Hospital logo se habitua, pois essa palavra é carregada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos e todos os mais de mil colaboradores que compõem a equipe entre as unidades de Cascavel e Umuarama, incluindo a Casa de Apoio, o Núcleo Solidário em Cascavel, além dos telemarketings em Foz do Iguaçu, Cascavel e Umuarama”, enfatizou.
Durante a caminhada para que a Uopeccan chegasse a ser uma referência de competência na área hospitalar, Ciro Kreuz contou com apoio e parcerias de empresários e, principalmente, pessoas dispostas a fazer o bem para o próximo. “A força e o ânimo voluntário, às vezes, são superiores a força financeira. Como voluntários, não somos remunerados, mas a legião feminina e mais as pessoas de boa vontade, somados aos empresários, comunidade em geral, é uma força incalculável”, enfatiza o presidente.
E segundo ele, essa participação da comunidade é o reflexo do trabalho que toda a equipe da Uopeccan desenvolve diariamente. “Nós nascemos com a missão de atender com humanismo e competência toda a população que necessite de nossos cuidados. Nossa prioridade sempre será o paciente. Nosso compromisso e dedicação sempre serão pela vida”, ressaltou Ciro Kreuz.
Em entrevista ao jornal A Voz do Paraná, Ciro Kreuz, comenta sobre os investimentos para este ano que se inicia.
Leia, a seguir, a íntegra da entrevista:

Jornal A Voz do Paraná: De onde você arruma tanta força, tanta disposição para enfrentar essa atividade com tantas pessoas envolvidas?
Ciro Kreuz: A força e o ânimo voluntário, às vezes, são superiores a força financeira. Então, como voluntários, não somos remunerados, mas a Legião Feminina e mais as pessoas de boa vontade, somados aos empresários e a comunidade em geral, é uma força incalculável. Às vezes nem percebemos de onde vem tudo isso e você levanta às 6 horas da manhã e às 7 horas vai para a Uopeccan, começar os atendimentos. Quer dizer, o dia mal começou e já foi feito o despacho principal, que é a documentação, o financeiro, o departamento de compra que são os pagamentos e tudo passa pela mão da diretoria e, logicamente, pelo nosso visto de presidente, vice-presidentes e tesoureiros, são sempre duas assinaturas que conclui e que formalizam o fechamento de 100% das compras e dos pagamentos.

Jornal A Voz do Paraná: Como a Uopeccan assumiu essa proporção gigantesca nessa área?
Ciro Kreuz: A nossa história é antiga – mas nem tão antiga assim. As primeiras páginas do nosso grande livro começaram a ser escritas em 12 de junho de 1991. Nesta data, um grupo atuante de rotarianos transformou um sonho em realidade. Aos poucos, a União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer nascia e, também aos poucos, caminhou para se tornar um Centro de Excelência em Oncologia. O tempo passou. Já são 26 anos de (novas) histórias. Somos, hoje, referência sul-americana e temos um lema que nos move diariamente: a dedicação pela vida. Para isso, já no início, com o intuito de atender melhor a população que dependia do tratamento, construímos a Casa de Apoio ao paciente com câncer. O objetivo é acolher os que moram em outras cidades e fazem tratamento em Cascavel e Umuarama. Além de receberem cuidado humanizado na hospedagem, também fornecemos a alimentação do acompanhante e do paciente. Para estas ações, contamos com o apoio da comunidade.

Jornal A Voz do Paraná: Podemos definir a Uopeccan como uma instituição humana?
Ciro Kreuz: Mais que uma instituição, nós somos feitos de gente. Somos humanos e sempre prezamos pela Humanização. Por isso, quem chega até o nosso Hospital logo se habitua, pois essa palavra é carregada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, odontólogos e todos os mais de mil colaboradores que compõem a equipe entre as unidades de Cascavel e Umuarama, incluindo a Casa de Apoio, o Núcleo Solidário em Cascavel, além dos telemarketings em Foz do Iguaçu, Cascavel e Umuarama.

Jornal A Voz do Paraná: Quantos pacientes vocês atendem entre Cascavel e Umuarama?
Ciro Kreuz: Alcançamos o número de mil pacientes por dia e hoje temos em torno de mil funcionários, a meta então, é chegar em Umuarama a 800 pacientes por dia e 700 funcionários. Uma meta praticamente projetada e que será, com certeza, alcançada, porque a doença existe e alguém tem que fazer alguma coisa. A Uopeccan faz com muito carinho, com muito amor.

Jornal A Voz do Paraná: Com toda essa dedicação e empenho em oferecer um serviço de qualidade para a população, você acredita que esse seja um dos motivos para você ter recebido uma homenagem da Amop?
Ciro Kreuz: Em primeiro lugar, esse título de Cidadão Honorário do Oeste, divido com toda a família Uopeccan, com todos os meus amigos, todos os empresários, as autoridades, os políticos que me escolheram e fizeram esse gesto maravilhoso. Pode fazer por merecer, mas esse merecimento vem acompanhado de um apoio grande, às vezes, o apoio de toda a região. E eu coloco esse apoio de todo o Paraná. Eu só tenho que agradecer essas considerações que vêm por parte de pessoas que nos acompanharam e nos ajudaram também. A gente recebe isso porque ajudou, mas ajudar talvez é o mínimo que se possa fazer. Você dar de si antes de pensar em si, é o mínimo, então, a gente faz isso com muito carinho. Relativamente aos pacientes, envolve emoção, uma alegria, uma felicidade, uma vitória, principalmente, quando este paciente você recebe ele lá fora, no pátio, quando ele chega, e quando ele vai embora você vê que esse paciente está indo com sorriso por estar curado ou por ter alcançado uma grande porcentagem de cura, então essa é a satisfação.

Jornal A Voz do Paraná: A sua família onde se insere neste contexto?
Ciro Kreuz: Se não fosse o apoio da minha família, minha esposa e minha filhas, nada seria possível.

Jornal A Voz do Paraná: Você considera que é uma missão que caiu em suas mãos?
Ciro Kreuz: Poderia dizer que sim, um brilho, uma luz acendeu e eu tive que ver de onde vinha e tive que trilhar esse caminho, acredito que sim, sou muito religioso.

Jornal A Voz do Paraná: Como sucederam as parcerias com a Uopeccan?
Ciro Kreuz: A gente tem que considerar e respeitar o reconhecimento às pessoas. Eu tive muito apoio, na medida em que os empresários, as pessoas e a comunidade foram vendo e tendo esperança no hospital, tendo esperança naquilo que vinha acontecendo, o apoio crescia. Eu devo muito ao apoio de empresários, parceiros, políticos. Hoje, nós temos políticos envolvidos que ajudaram a Uopeccan a crescer. Hoje, nós temos uma parceria em Umuarama com 100 leitos, um atendimento na média complexidade, que nasce com o governador Beto Richa, o secretário Michele Caputo. Em Brasília, nós temos todos os deputados federais, senadores que estão ajudando a Uopeccan, que acreditaram nela, então, dar o agradecimento que a gente deve fazer pela força que veio por meio do trabalho, do esforço nosso que a instituição sempre fosse bem credibilizada e isso teve o retorno.

Jornal A Voz do Paraná: Já tem planejamento de futuros investimentos?
Ciro Kreuz: Com certeza a gente tem o projeto, estávamos esperando, inclusive carimbar o projeto na prefeitura. São em torno de 3.000 metros quadrados, investimento de R$ 8 milhões, onde nós vamos construir a central de transplante de fígado. Então, isso é investimento sim, construção em Cascavel.

Jornal A Voz do Paraná: E para quando seria isso?
Ciro Kreuz: A obra é para iniciar neste ano de 2018.

Jornal A Voz do Paraná: A estrutura da Uopeccan tem validade, por exemplo, de 20 anos?
Ciro Kreuz: Após concluir esse projeto de 3.000 metros quadrados, nós completamos 32.000 metros quadrados de obras construídas e, em Umuarama, a projeção é de 20 anos. Com essa construção, nós podemos ter uma projeção de 18 a 20 anos também. Então, estará tranquilo o funcionamento por um longo período em prol das pessoas que precisam.

Jornal A Voz do Paraná: Vocês recebem paciente de onde?
Ciro Kreuz: Do vizinho país Paraguai, Mato Grosso, Rondônia, enfim, recebemos paciente do País inteiro. Hoje, a Uopeccan é capacitada para atender, principalmente, transplante de fígado, de medula, com equipamentos moderníssimos na radioterapia que pratica a rádiocirurgia. Então, ela satisfaz a nível do Brasil.

Jornal A Voz do Paraná: Qual é orçamento mensal?
Ciro Kreuz: Hoje, temos o custo de R$ 8,5 milhões entre os dois hospitais. Nós captamos pelo SUS uma parte.

Jornal A Voz do Paraná: Os recursos, além de virem do Ministério da Saúde, tem outra origem?
Ciro Kreuz: Sim, alguns convênios e alguns particulares, o restante é através de eventos, parcerias, promoções. E o nosso atendimento são de praticamente 80% tanto em Cascavel como Umuarama pelo Ministério de Saúde, o SUS, e os eventos, parcerias e promoções e doações cobrem a diferença.

Jornal A Voz do Paraná: Recentemente, o governador Beto Richa teve seu nome lembrado e lançado ao Senado Federal. Como você vê essa possibilidade do Paraná ter o Beto Richa como governador?
Ciro Kreuz: Nosso relacionamento com o governador Beto Richa e com o secretário de saúde sempre foi um relacionamento bom e correspondido. Tudo que o hospital Uopeccan encaminhou de projeto, eu diria que praticamente 100% foram correspondidos e atendidos. Então, nossa opinião é que não somos políticos e também não somos candidatos, mas para quem for candidato como Beto e outros, é que Deus os iluminem. Que o Beto Richa tenha sucesso e uma vitória merecida pelos trabalhos, pelos serviços que ele tem prestado por esse Paraná inteiro, principalmente, na área da saúde.

Rate This Article

suporte@iconeagencia.com

feito com