Jornal a Voz do paraná
HomeHomeCidade homeEscolas do Oeste recebem reconhecimento em gestão

Escolas do Oeste recebem reconhecimento em gestão

Escolas do Oeste recebem reconhecimento em gestão

A Secretaria de Estado da Educação iniciou na terça-feira (23) a entrega da segunda edição do Prêmio Gestão CAF a escolas da rede estadual que são destaque na área de gestão. Nesta edição serão premiadas escolas dos Núcleos Regionais de Educação de Guarapuava, Pitanga, Toledo, Assis Chateaubriand, Goioerê, Cianorte, Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Ibaiti, Wenceslau Braz e Cornélio Procópio.
Nesta terça-feira foram premiadas as escolas da regional de Goioerê. Na quinta-feira (25) será a vez das escolas pertencentes ao núcleo de Toledo. Em 2017, o prêmio vai envolver escolas de 15 núcleos de educação. Para 2018, está previsto a edição do Prêmio Gestão CAF Estadual, que irá escolher a melhor gestão escolar do Paraná.
A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, destacou que gestão escolar coletiva reflete no bom desempenho financeiro e pedagógico. “O prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas escolas junto com toda a comunidade, por meio de ações administrativas, pedagógicas e financeiras. Com isso garantimos a qualidade do ensino e a eficiência e transparência da administração escolar”, destacou Ana Seres.
Para o diretor Luiz Uchoa Cardoso, do Colégio Estadual João Theotônio Netto, do município de Moreira Sales, que conquistou o primeiro lugar, o prêmio é resultado da parceria de mais de duas décadas entre escola e comunidade. “É o resultado do trabalho coletivo de todas as instâncias que envolvem a vida escolar, porque não fazemos nada sem a participação da comunidade”, disse Uchoa, que está há cinco anos na direção da escola.
Segundo a diretora Neiva Grigio Gindri, do Colégio Estadual Olavo Bilac (em Ubiratã), que ficou em segundo lugar, a premiação é resultado da participação da comunidade nas decisões diárias da escola. “Aqui pautamos muito o respeito, a opinião e a participação de todos na administração financeira e pedagógica, por isso nosso trabalho está sendo coroado com esse prêmio”, disse Neiva.
Já a diretora Sirlei Aparecida de Sousa, da Escola Estadual São João, também em Ubiratã – terceira colocação no prêmio -, a participação da comunidade foi fundamental para a premiação, mas também no desenvolvimento de projetos que estão transformando a vida dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. “A comunidade é a vida da escola, não fazemos nada sozinhos. Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos”, disse Sirlei.
PREMIAÇÃO
As três primeiras escolas serão premiadas com uma cota extra no valor de R$ 6 mil (para a primeira colocada), R$ 4 mil (segunda), e 3 mil (terceira). A aplicação dos recursos será definida pela própria escola de acordo com a prioridade de cada estabelecimento de ensino. As demais escolas receberam uma menção honrosa pelos projetos desenvolvidos.
PRÊMIO CAF
O Prêmio Gestão CAF é uma iniciativa inédita do Estado do Paraná, desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF) da Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é reconhecer as melhores administrações, nas quais a aplicação eficiente dos recursos públicos possibilita o desenvolvimento de projetos pedagógicos. “Essas escolas têm em comum ações que envolvem a participação efetiva da comunidade em todo o segmento escolar, com ações que vão refletir no processo de ensino e aprendizado dos nossos alunos”, disse Manoel Vicente, chefe da CAF.

Rate This Article
Author

jhou@agenciacaos.com