Jornal a Voz do paraná
HomeNoticiasPolíticaLeonaldo Paranhos – Prefeito de Cascavel

Leonaldo Paranhos – Prefeito de Cascavel

Leonaldo Paranhos – Prefeito de Cascavel

Prefeito Paranhos o que você considera um diferencial da sua administração?
Sem dúvidas a transparência é nosso principal instrumento, pois ela movimenta não só o setor de compras, daquilo que é de contratos. A transparência faz com que a Prefeitura e a população acreditem mais. A população tem acompanhado nosso trabalho e tem participado. Eu tenho recebido dezenas de mensagens, denúncias e sugestões, o que mostra que o cidadão acredita no governo.
Com base na transparência, seu governo tem adotado ações para tentar eliminar a corrupção. Tais ações têm surtido resultado?
Sim, já temos resultados muito positivos. Por exemplo, as licitações tinham um desconto médio de 12% em uma média histórica em Cascavel até 2016. Durante o ano, quando entravam os aditivos, essa media fechava em até 8%. Já a média do Estado do Paraná é em torno de 16%. Só no primeiro semestre deste ano nós conseguimos fechar em 32%. Quer dizer, Cascavel está acima número da média do Estado, e isso é resultado de muito trabalho.
Infelizmente ainda existem empresários que tem receio de participar da Prefeitura, por acreditarem que os processos são como um jogo de cartas marcadas, e não é assim, é possível ser diferente.
Um dos pontos positivos é que a empresa que perdeu uma licitação pode participar do momento do recebimento, até para conferir se aquilo que o seu concorrente está entregando à Administração é o mesmo produto disputado por ela. Esse processo dá, evidentemente, muita transparência.
E esse modelo de governo transparente e diferenciado já havia sido planejado ou foi estruturado posteriormente?
Sim, ele tem sido pensado, planejado há bastante tempo. Já nos debates eu me preparava para isso. E principalmente, eu me preparei para o sentimento da população. Eu me coloco do outro lado, me imagino como cidadão e penso no que eu gostaria que uma Administração tivesse, como transparência, eficiência, rapidez, vontade. Acredito que o prefeito tem de ter ânimo para falar com o povo. Então, mesmo diante das dificuldades, nós temos tido um ritmo de compreensão com as pessoas que nos procuram. Nós liberamos 2100 alvarás nos primeiros quatro meses, chegando a liderar o índice de geração de empregos no Paraná.
Você sempre elegeu como prioridade a área da saúde. Seu governo tem promovido ações procurando realmente melhorar. Essas ações estão atingindo a sua expectativa?
Não com a velocidade que eu queria. Nós temos pessoas aqui esperando por uma cirurgia há mais de oito anos, e este paciente não quer saber quem é o prefeito, ele quer uma solução para o problema dele. O que me deixa um pouco agoniado é que o problema é demorado para resolver, mas nós estamos no caminho, contratando, dando eficiência, e o problema não é só o dinheiro, pois a saúde não se resolve só com dinheiro, ela é resolvida a partir de uma boa gestão. Esta ação compartilhada que vamos fazer agora da UPA, que começa o mês de agosto, quando iremos assinar o convênio com o SAMU, vai possibilitar a contratação de novos 40 médicos. Nós passaremos a ter atendimento pediátrico na UPA do Veneza e da UPA de Brasília, e na Tancredo nós teremos atendimento de todos os perfis de pacientes. Outra ação foi a abertura das farmácias básicas aos domingos. Das 26 equipes que tínhamos no PSF, conseguimos aumentar o número para 32 equipes completas, em 2020 nos pretendemos ter 75. Além disso, nós estamos com 18 reformas de unidade básica já garantida. Mas é claro que com empenho nós teremos números melhores até o final do nosso mandato.

Rate This Article
Author

caio@iconeinternet.com.br

feito com