Jornal a Voz do paraná
HomeHomeCidade homeMarechal Rondon elabora Plano de Contingência para enfrentamento ao coronavírus

Marechal Rondon elabora Plano de Contingência para enfrentamento ao coronavírus

Marechal Rondon elabora Plano de Contingência para enfrentamento ao coronavírus

Com a criação do Centro de Operações Emergenciais (COE), através do decreto nº 77/2020, que é composto por membros da administração municipal, equipe de profissionais da vigilância sanitária, médicos, conselhos municipais, forças policiais, Corpo de Bombeiros, entre outros, foi possível a elaboração do Plano de Contingência Municipal – Covid-19.

O Decreto nº 078/2020, de 20 de março, assinado pelo prefeito Marcio Rauber, secretária de Saúde Marciane Specht, e pelo secretário de Administração, Elemar Hensel, homologa o Plano de Contingência – Covid-19. Trata-se de um documento elaborado com o intuito de auxiliar o município de Marechal Cândido Rondon na resposta ao enfrentamento de um possível surto do novo Coronavírus (Covid-19). Este vírus, responsável por doença respiratória, pode determinar sérios danos às pessoas e à economia dos entes integrantes do Sistema Único de Saúde.

No Plano estão definidas as responsabilidades do município, e estabelecida uma organização necessária, de modo a atender a situações de emergência relacionadas à circulação do vírus no Estado do Paraná. O mesmo visa à integralidade das ações na prevenção e monitoramento da doença, bem como na assistência à saúde da população.

As ações a serem implantadas devem promover a assistência adequada ao paciente, vigilância epidemiológica sensível e oportuna, bem como ações de comunicação. Essas diretrizes têm por objetivo auxiliar os serviços de saúde na mitigação dos processos epidêmicos, comunicação de risco e na redução da morbimortalidade por esta doença. As equipes do Sistema Único de Saúde desenvolvem diversas atividades de rotina, que dão sustentação às ações que estão aplicadas no Plano de Contingência.

 

O Plano foi publicado na sexta-feira, dia 20, no Diário Oficial Eletrônico do município e republicado nesta segunda-feira, dia 23. Pode ser acessado em

https://www.publicacoesmunicipais.com.br/eatos/#visualizador;p=70323;src=s.

Rate This Article
feito com