Jornal a Voz do paraná
HomeNoticiasDestaqueMunicípio de Assis discutirá inserção no Consórcio para Gestão de Resíduos

Município de Assis discutirá inserção no Consórcio para Gestão de Resíduos

Município de Assis discutirá inserção no Consórcio para Gestão de Resíduos

A destinação e o gerenciamento das toneladas de resíduos produzidos diariamente pela população é uma das mais maiores preocupações da Administração Municipal de Assis Chateaubriand, no intuito de garantir que a cidade se desenvolva de forma sustentável e preservando o meio ambiente para as futuras gerações.

Nesse sentindo, a Prefeitura promoverá uma audiência pública no próximo dia 16, com o objetivo de discutir sobre a inserção de Assis no Consórcio Intermunicipal para a Gestão e Tratamento de Resíduos Urbanos do Oeste do Paraná, a qual o prefeito João Pegoraro assinou protocolo de intenção.

Esse consórcio deve ser formado por 35 municípios, com sede em Toledo, para onde serão destinados os resíduos orgânicos, rejeitos e recicláveis não separados em Assis.

Atualmente, por mês, são recolhidas em torno de 500 toneladas de resíduos e rejeitos, e somente 25% desse montante é separado corretamente pelos moradores, resultando no reaproveitamento de apenas 35 toneladas de reciclados na Acamar (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis). Todo o restante, equivalente a 465 toneladas, é descartado no Aterro Sanitário que, por sinal, está com sua vida útil no fim.

Para que o Município seja inserido no Consórcio, é preciso a aprovação da comunidade e, posteriormente, da Câmara Municipal, para onde será encaminhado um projeto de lei.

A audiência pública da próxima terça-feira acontecerá no Centro de Convenções (Auditório Municipal), a partir das 8h30. Estão sendo convidadas entidades, autoridades, lideranças da comunidade e é aberta para todos os interessados.

Rate This Article

avozdoparana@jornalavozdoparana.com.br