Jornal a Voz do paraná
HomeNoticiasAgronegócioAgronegócioParaná busca inovação para ampliar a produtividade agropecuária

Paraná busca inovação para ampliar a produtividade agropecuária

Paraná busca inovação para ampliar a produtividade agropecuária

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quinta-feira (7) da abertura da Expo Umuarama e reforçou o trabalho do Governo do Estado em buscar na inovação e na tecnologia as chaves para aumentar a produção agropecuária paranaense. Em sua 45ª edição – 18ª como Feira Internacional – a Expo Umuarama tem a expectativa de movimentar R$ 60 milhões em novos negócios, com foco principal na pecuária.

Piana ressaltou que a viagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, tem o objetivo de conhecer novas ferramentas que possam ser aplicadas no campo. “Precisamos fazer com que o agronegócio paranaense sejam vendidos melhor lá fora, que a produção seja processada aqui no Estado para ganhar valor agregado e melhorar a economia”, disse. “O governador busca acordos necessários para avançarmos nessa área”, afirmou.

Ele também destacou o papel das feiras agropecuárias, em especial da Expo Umuarama, como vitrines do agronegócio paranaense, comercializando a produção regional e apresentando novas tecnologias aos produtores. “O evento demonstra a pujança do setor no Paraná. A presença do Estado no evento demonstra que juntamos esforços para alavancar o crescimento do agronegócio”, afirmou.

PARTICIPAÇÃO — O Governo do Estado é um dos apoiadores da feira, que acontece de 7 a 17 de março no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega. A Secretaria de Estado a Agricultura e do Abastecimento participa do evento com a apresentação de programas, projetos e ações da pasta e dos órgãos vinculados.

A secretaria conta com uma área com demonstrações práticas de criação e produção e também apoia diversas atividades técnicas realizadas durante os 11 dias de feira. “É mais uma feira importante no calendário de eventos agropecuários do Paraná e uma das maiores do Estado, que potencializa cada vez mais a nossa vocação agropecuária”, afirmou o secretário Norberto Ortigara. “A feira dá suporte à estratégia do Estado de potencializar o agro com a difusão de tecnologia e informações para quem quer evoluir na produção”, disse.

VOCAÇÃO REGIONAL — A região Noroeste do Paraná é a principal produtora de fécula de mandioca do Brasil e tem a maior pecuária bovina de corte do Estado, que é o grande foco da Expo Umuarama. Cerca de 8 mil animais de 14 raças, entre bovinos, equinos, ovinos e caprinos, passarão pelo evento. A agenda de negócios prevê grandes leilões e vários julgamentos de raça, com ranqueamentos nacionais.

São 262 expositores do comércio, indústria, serviços e, principalmente, agropecuário. A expectativa é receber 210 mil visitantes nos 11 dias de programação. “O objetivo é buscar tecnologia e genética para ajudar a desenvolver a região Noroeste. A expectativa de negócios é superar em 30% a movimentação do ano passado”, afirmou o presidente da Sociedade Rural de Umuarama, Milton Gaiari.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Marcio Nunes; a desembargadora Joeci Machado Camargo; os deputados federais Zeca Dirceu, Sargento Fahur e Felipe Barros; os deputados estaduais Delegado Fernando e Soldado Adriano; e prefeitos da região.

Rate This Article

avozdoparana@jornalavozdoparana.com.br