Jornal a Voz do paraná
HomeHomeCidade homePré-operação é mais um avanço para o desenvolvimento regional

Pré-operação é mais um avanço para o desenvolvimento regional

Pré-operação é mais um avanço para o desenvolvimento regional

A força tarefa entre poder público e sociedade civil organizada formada há anos para solucionar problemas de logística aeroportuária na região avançou. Na quinta-feira (9), em uma reunião com representantes políticos e comerciais de Toledo a empresa Azul sinalizou oficialmente a pré-operação de um voo comercial no aeroporto municipal. A negociação foi articulada pelo deputado estadual José Carlos Schiavinato, que desde sua atuação como prefeito busca alavancar a viação como fator essencial para o progresso e desenvolvimento regional.
Uma coletiva de imprensa na Prefeitura de Toledo, realizada na manhã de sexta-feira (10), confirmou a possibilidade do Aeroporto Luiz Dalcanalle Filho receber voos comerciais. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Almeida, explicou que o encontro com a empresa Azul resultou na declaração oficial da pré-operação no município. “Eles têm a disponibilidade de uma aeronave e a intenção é fazer um voo diário Toledo-Curitiba e utilizar a estrutura como alternativa para os aeroportos da região”.
A empresa irá notificar oficialmente a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que fará uma vistoria no aeroporto apontando os itens a serem regularizados para a operação. O município providenciará as adaptações para a liberação e a previsão é que no primeiro trimestre de 2018 o aeroporto esteja recebendo a linha aérea.
União
O deputado Schiavinato afirmou que a sinalização da Azul é um passo importante no longo processo para melhorar a logística na região. Ele lembrou que as administrações municipais e a classe empresarial já investiram em vários momentos na estrutura com essa intenção. “E agora conseguimos avançar graças novamente a união de todos, representantes políticos, município e sociedade civil organizada. Também temos que lembrar o apoio do governador Beto Richa no incentivo com a redução do ICMS no combustível para a empresa operar em Toledo”, enfatizou o parlamentar.
O deputado oestino ressaltou que o aeroporto de Toledo é um dos melhores em condições climáticas para pousos e decolagem e que essa possibilidade não interfere em outros investimentos na aviação regional. “Nem na operação dos aeroportos próximos e muito menos nos projetos do Aeroporto Regional, que avançam agora como uma das pautas do Oeste em Desenvolvimento”.
O deputado federal, Dilceu Sperafico, comemorou os avanços da região no setor e lembrou que as tratativas se alongam há mais de 20 anos. “Mas agora temos mais perto essa possibilidade e vamos concretizar. O município já estava fazendo as adequações exigidas pela Anac e ainda haverá novamente parcerias e apoios de todos para finalizar. Eu em Brasília, o deputado Schiavinato em Curitiba e a equipe do Lucio em Toledo em união com a classe empresarial vamos conseguir esse importante feito”, assegurou.
Interesse
Para incentivar mais a companhia aérea a ter interesse e Toledo o município também fez sua parte. O prefeito Lucio de Marchi lembrou que foi aprovado pelos vereadores a redução das taxas operacionais em 80%, ficando uma porcentagem maior para a empresa. “Porque termos voos comerciais em Toledo agrega muito para nosso potencial econômico. Hoje investimentos são travados. A projeção é que Toledo seja um dos municípios que mais irão crescer no Brasil, não podemos ter limitações”, salientou.

Rate This Article
Author

caio@iconeinternet.com.br

feito com