Jornal a Voz do paraná
HomeHomeEntrevista homePrefeito Leonir é eleito o novo presidente do Cisop

Prefeito Leonir é eleito o novo presidente do Cisop

Prefeito Leonir é eleito o novo presidente do Cisop

Eleito por unanimidade de votos, o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop), Leonir dos Santos, prefeito de Boa Vista da Aparecida, afirmou que, somente com a união dos 25 municípios associados e mais os governos federal e estadual, será possível solucionar os gargalos da saúde enfrentados pela população da região Oeste do Paraná.
A eleição e posse ocorreu na quarta-feira (2),na sede da Amop, em Cascavel e contou com a presença de 19 prefeitos, três vices e ainda o deputado estadual, Andre Bueno; o coordenador regional do governo do Estado, Eliezer Fontana, o chefe da 10ª Regional de Saúde, Miroslau Bailak; vereadores, secretários municipais de saúde e representantes da imprensa. O mandato é de dois anos, em substituição ao ex-prefeito de Diamante do Sul, Darci Tirelli.
Leonir assume a presidência de uma entidade cuja história se confunde com sua trajetória política. Vereador por três mandatos consecutivos, o novo presidente transportava pacientes de sua cidade à Cascavel antes de o Cisop ser constituído, ou seja, quando a entidade ainda se chamava Centro Regional de Especialidades (CRE), ligado à Secretaria Estadual de Saúde. “Convivi do outro lado do balcão, vivenciando o drama das milhares de pessoas que, angustiadas, esperavam atendimento aos seus problemas de saúde. Essa lembrança jamais vai sair da minha memória”, disse.
Fazem parte da nova diretoria os seguintes prefeitos: Vlademir Barella, de Iguatu (vice-presidente); Carlos Reis, de Anahy (secretário) e Renato Tonidandel, de Santa Lúcia (tesoureiro). O conselho fiscal é composto por Fernando Risso, de Diamante do Sul; Germano Bonamigo, de Céu Azul; e Edinei Sgobi, de Vera Cruz do Oeste (titulares) e Donizete Lemos, de Iracema do Oeste (suplente).
Antes da eleição, Tirelli fez um relato dos quatro anos em que esteve à frente da presidência. Entre as principais ações desenvolvidas, citou, estão o início da construção do novo ambulatório, inauguração do ambulatório de gestação de alto risco, criação de consultório oftalmológico, inauguração do SIM-PR, redução de demandas judiciais, fim do fura fila, aquisição de frota de ônibus e ambulância, reforma do atual ambulatório e aquisição de nova sede administrativa.
Em entrevista ao jornal A Voz do Paraná, Leonir dos Santos fala do futuro do Cisop.
Leia, a seguir, a íntegra da entrevista:

Jornal A Voz do Paraná – Você assume os destinos do Cisop, mas, antes de falarmos sobre a eleição e posse, nos conte um pouco da sua história?
Leonir do Santos – Há muitos anos estou na estrada, na luta pela melhoria da qualidade de vida da população. Desde o ano de 1996, me dedico a política. Fui o vereador mais jovem eleito no Estado do Paraná neste mesmo ano. Depois disso, em 2008, fui o mais votado de todos os tempos no meu município. Já em 2012, tentei a eleição para prefeito, porém, não obtive a vitória nas urnas, mas, ainda assim, fiz 49% dos votos válidos e mostramos que tínhas potencial, plano de governo e pensamentos para transformar Boa Vista da Aparecida em um lugar melhor para se viver, criar os filhos, trabalhar e visitar. Em 2016, percebemos que essa era a nossa hora e conquistamos com êxito a disputa pelo Executivo. No Cisop, por eu ser da área da saúde há mais de 20 anos, foi sugerido o meu nome e também havia uma disputa com o Darci Tirelli e o Renato Tonidandel, prefeito de Santa Lúcia. Além disso, por eu fazer parte do governo, o meu nome foi ganhando destaque, mas eu decidi não fazer campanha, por achar que essa era uma disputa de ‘cachorro grande’. No final, fomos a única chapa na disputa, o que aumenta a nossa responsabilidade e o nosso compromisso. Vamos dar continuidade no que o Cisop vem fazendo de bom e, é claro, tentar melhorar a cada dia. Eu irei me desdobrar e vou fazer com que as coisas aconteçam em prol da população do Oeste do Paraná.

Jornal A Voz do Paraná – A candidatura única, de repente, caiu em suas mãos. Era esperado? Foi uma surpresa?
Leonir – Na verdade, algumas ligações da equipe e vários prefeitos me pedindo para que eu fosse candidato. Em uma reunião, coloquei meu nome à disposição e a equipe do Tirelli, de Diamante do Sul, me disse que se eu fosse candidato, eles abririam mão e o Renato Tonidandel, por ser meu vizinho, disse que se eu fosse candidato, também abriria mão da candidatura. Assim, os dois abriram mão da disputa e eu fiquei como chapa única, eleito por unanimidade dos votos.

Jornal A Voz do Paraná – A boa aceitação pelo seu nome ajuda a dirigir a entidade?
Leonir – Facilita muito, porque há um consenso, a disputa é sempre muito ruim, quem perde nunca fica satisfeito. Sempre que há uma disputa, há um perdedor e isso não é ruim somente para nós, é ruim para a entidade também. E essa entidade é muito maior do que os prefeitos. As duas chapas, antes de abrirem mão, fizeram um trabalho de conversar com vários prefeitos e o retorno foi muito positivo, tanto que mais de 90% aceitaram o meu nome encabeçando a chapa para seguir nessa disputa.

Jornal A Voz do Paraná – Por que ser prefeito em um momento de crise política nacional?
Leonir – Eu estou na estrada há 20 anos, sei do desafio que é gerir uma prefeitura, mas esse era um sonho de muitos anos. É chegado o momento. Eu estou preparado para isso, e, tenho certeza, de que vamos desempenhar um bom papel.

Jornal A Voz do Paraná – É perceptível o seu conhecimento sobre vários assuntos ligados a política. Isso vem de onde?
Leonir – Vem do meu passado, não existe futuro sem um passado. Eu acho que o político precisa conversar com as pessoas, conhecer seu município. Desde 1996 estou na política e a minha área de atuação é a saúde, onde venho desenvolvendo ações sempre com o meu público-alvo e tenho tido a grata satisfação em vários sentidos. Eu só tenho a agradecer a Deus e vou trabalhar muito pela oportunidade que eu estou tendo.

Jornal A Voz do Paraná – O que a população pode esperar do senhor?
Leonir – A população pode esperar muito trabalho, muito trabalho mesmo, porque não existe maneira de você vencer na vida se não for trabalhando. Tanto que o trabalho supera as dificuldades, supera os diplomas, pois eu não tenho formação, mas eu tenho o meu trabalho que supera a falta de um estudo maior.

Jornal A Voz do Paraná – E o futuro do Cisop?
Leonir – O Cisop já vem caminhando muito bem, a antiga administração fez um papel muito bonito e a casa está alinhada encaminhada. Nós daremos continuidade a tudo isso. Temos o sonho de fazer a nova entidade, que parou há um ano ou dois, e eu não sei o motivo, mas quero, assim que assumir o Cisop, dar continuidade a essa casa que é uma vontade da região inteira.

Rate This Article
Author

caio@iconeinternet.com.br