Jornal a Voz do paraná
HomeHomeSaúde homePrefeito Texeirinha participa de evento sobre sanidade agropecuária

Prefeito Texeirinha participa de evento sobre sanidade agropecuária

Prefeito Texeirinha participa de evento sobre sanidade agropecuária

Quando falamos de Sanidade Agropecuária não estamos nos referindo apenas à saúde de um rebanho, e sim, a toda uma condição econômica da região e também a preocupação com questões relacionadas à saúde pública. Neste contexto, Matelândia vem se destacando por ventura da criação do CSA Municipal por meio de Lei e também por suas ações que foram fortalecidas devido ao trabalho integrado de todos os órgãos e demais envolvidos.
Deste modo, um dos temas abordados no workshop foi justamente a experiência do município e o trabalho conjunto com o Oeste em Desenvolvimento sendo que por meio da assessoria prestada pela profissional Yonara Medeiros juntamente com a Secretaria de Agricultura e Pecuária foram encontradas novas alternativas e oportunidades de melhoria, questões estas apresentadas no evento pelo Secretário Gelson Lodi e pela Médica Veterinária e Secretária Executiva do CSA Matelândia Giovana Brückmann.
Em sua fala, o prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin (Texeirinha), afirmou que “a base para o sucesso das ações é a união de esforços. Nós vimos a necessidade de adequar-se às normas para garantir a maior qualidade nos produtos de origem animal. A criação do Conselho por meio de Lei, foi a primeira ação para garantir a sua subsistência, porém, o envolvimento de todos órgãos, instituições, técnicos e produtores tornou possível além de quebrar barreiras, realizar um trabalho que tem surtido efeitos tanto na economia do município quanto na garantia da saúde pública por meio de produtos livres de zoonoses”.
O evento, realizado na sede da Primato Cooperativa Agroindustria contou com a presença de autoridades, especialistas e técnicos da área. Duas palestras marcaram a programação do primeiro período sendo “A importância econômica e da mobilização da sociedade na conquista e na manutenção da Sanidade Agropecuária” ministrada por Antonio Poloni da Faep e “Defesa sanitária e peste suína clássica” ministrada por Inácio Afonso Kroetz – Diretor Presidente da Adapar.
Com intuito de intensificar o fortalecimento dos conselhos municipais de sanidade agropecuária, foi apresentado e formalizado o Conselho de Sanidade Agropecuária do Oeste, entidade que deve envolver representantes de instituições de toda a região e tem em sua composição: Programa Oeste em Desenvolvimento; Amop; Adapar; Emater; Sistema Faep/Senar; Ocepar; Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais – Nurespop; Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento – Seab; Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos – Areac; Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV; Associação Paranaense de Planejamento Agropecuário – Apepa e Representantes do CSA por microrregião.

Rate This Article

avozdoparana@jornalavozdoparana.com.br