Jornal a Voz do paraná
HomeNoticiasEsporteProjeto Meninos do Lago leva atletas à elite da canoagem

Projeto Meninos do Lago leva atletas à elite da canoagem

Projeto Meninos do Lago leva atletas à elite da canoagem

A recente conquista do ouro no Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom, no México, pelo iguaçuense Felipe Borges da Silva, 19 anos, indica que o projeto social Meninos do Lago, ao qual o atleta é vinculado, está no caminho certo.

A iniciativa, apoiada pela Itaipu Binacional, oferece 120 vagas para crianças e jovens matriculados em escolas públicas de Foz do Iguaçu e tem ajudado no fortalecimento da canoagem slalom do Brasil, com a formação de novos atletas e a elevação do nível técnico dos canoístas brasileiros.

Foi por esta porta de entrada que Felipe Borges trilhou seu caminho no esporte nos últimos seis anos, até chegar à Equipe Permanente de Canoagem Slalom e ao topo do pódio no Pan-Americano, que aconteceu nos últimos dias 11, 12 e 13.

No México, Felipe Borges venceu o favorito Sebastian Rossi, da Argentina, que vinha reunindo todos os títulos sul-americanos recentes da C1M (canoa masculina individual), na categoria sênior. O resultado foi o melhor da carreira do iguaçuense, duas vezes campeão sul-americano na categoria júnior e bicampeão brasileiro.

Agora, o jovem, que está no projeto Meninos do Lago desde o início, em 2009, mira os Jogos Olímpicos de 2016. Antes disso, ele terá uma prévia no Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub-23, em 2015, em Foz do Iguaçu.

“Para a Olimpíada do Rio, teremos uma vaga garantida para o Brasil. Mas vou treinar bastante para ser a embarcação número um na minha categoria, para disputar os Jogos Olímpicos”, disse o atleta, que treina seis horas por dia, algumas delas no Canal Itaipu, dentro da usina.

Rate This Article
Author

caio@iconeinternet.com.br