Jornal a Voz do paraná
HomeNoticiasCidadesSaúde Bucal conquista prêmio de estadual

Saúde Bucal conquista prêmio de estadual

Saúde Bucal conquista prêmio de estadual

Foz do Iguaçu tornou-se mais uma vez destaque pelas políticas públicas desenvolvidas no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde. Pouco menos de um mês da premiação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) ao CCZ, o município conquistou o terceiro lugar no Prêmio de Saúde Bucal promovido pelo Conselho Regional de Odontologia do Paraná. (CRO-PR).
O resultado da premiação foi divulgado, recentemente, pelo CRO-PR. O município concorreu na categoria de cidades entre 101 a 500 mil habitantes e conquistou o terceiro lugar, com uma diferença mínima de pontos entre Maringá e Cascavel, primeiros colocados da premiação.
Para a coordenadora do programa de saúde bucal, Soraia Mayane Souza Mota, a conquista do prêmio reflete os avanços nas políticas públicas de saúde em Foz do Iguaçu. “Ficamos até surpresos porque a saúde bucal vem sendo reestruturada desde o desmantelamento da gestão anterior. E em pouco tempo conseguimos nos destacar e ficamos com uma diferença mínima de pontuação entre os primeiros colocados”, comentou.
A premiação visa homenagear anualmente os municípios que mais investiram na implantação e efetivação de políticas públicas de saúde bucal. O prêmio existe há 14 anos e integra a etapa estadual do Prêmio de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia.
A comissão especial do prêmio avalia dez critérios para classificar os municípios. São eles: financiamento em saúde pública; controle social; política municipal de saúde bucal; assistência odontológica básica e especializada; promoção de saúde bucal; vigilância em saúde bucal; quadro de pessoa, remuneração e educação permanente.
Avanço
A expectativa é alçar voos ainda mais altos para a próxima edição. Isso porque o município reforçou a equipe de servidores de odontologia nas unidades básicas de saúde, o que vai aumentar a cobertura dos serviços para a população. Mais de 20 profissionais concursados – entre dentistas e auxiliares – foram contratados pelo município e já estão atuando na rede, um aumento de quase 40% no quadro de servidores. “Com esse reforço e investimento nos programas, no próximo ano teremos reflexos ainda melhores nessas políticas públicas que são fundamentais para a população”, acrescentou Mota.
O que é?
O Programa Saúde Bucal integra a Estratégia de Saúde da Família e visa contribuir com o princípio da integralidade, ou seja, visualizar o indivíduo como um todo e não por partes, oferecendo um serviço em todos os níveis e garantindo também a intersetorialidade, realizando ações destinadas à promoção de saúde, identificação, prevenção e o tratamento em das doenças bucais.
Prêmio
Os certificados de participação e da premiação serão entregues durante o Ciopar – Congresso Internacional de Odontologia do Paraná – que acontecerá no mês de outubro, em Curitiba.

Rate This Article

avozdoparana@jornalavozdoparana.com.br

feito com