Jornal a Voz do paraná
HomeHomeCidade homeSeminário reúne líderes para debater instalações elétricas

Seminário reúne líderes para debater instalações elétricas

Seminário reúne líderes para debater instalações elétricas

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Leone Vianna, destacou, durante a abertura do 8º Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas (Senop), na quarta-feira (4), a experiência da empresa ao considerar, a partir de 2011, a disponibilidade hídrica na programação das atividades de manutenção das suas unidades geradoras de energia.
Segundo Vianna, a relação entre o aproveitamento da água e a disponibilidade das máquinas é um dos motivos para os altos índices de produção da usina, que em 2016 bateu novamente o recorde mundial de geração anual, alcançando a marca de 103 milhões de megawatts-hora (MWh) – energia suficiente para abastecer Foz do Iguaçu por 200 anos ou o mundo inteiro por dois dias. E tudo isso sem comprometer a segurança das pessoas, dos equipamentos e do meio ambiente. “Programamos nossas manutenções de acordo com as informações meteorológicas. É o que chamamos de ‘a dança com as águas’”, explicou o diretor, durante a palestra intitulada “Usina Hidrelétrica de Itaipu: produção com alta performance”. De acordo com Vianna, em uma situação de escassez hídrica, a empresa pode optar por antecipar a manutenção de uma máquina, para que ela esteja disponível no momento de maior vazão. “Essa análise tem que ser dinâmica”.
Vianna ilustrou o impacto positivo dessa mudança de gestão com um exemplo prático. Em 2012, ano em que a binacional também havia estabelecido, na ocasião, um novo recorde mundial de produção (98,2 milhões de MWh), nenhum dos quatro fatores críticos relacionados à produção de energia (água, disponibilidade das máquinas, sistema de transmissão e demanda) esteve entre os quatro melhores desempenhos alcançados pela empresa nos 16 anos anteriores. A nova forma de gerenciar a relação entre esses quatro fatores, no entanto, foi preponderante.

Rate This Article
Author

caio@iconeinternet.com.br

feito com