Jornal a Voz do paraná
HomeHomeCidade homeTupãssi celebra 34º aniversário em pleno crescimento e progresso

Tupãssi celebra 34º aniversário em pleno crescimento e progresso

Tupãssi celebra 34º aniversário em pleno crescimento e progresso

Apesar de ter recebido os primeiros colonizadores no final da década de 40, Tupãssi iniciou sua trajetória política mais tarde, com um plebiscito para emancipação que ocorreu em 25 de novembro de 1979. Com a manifestação favorável da população, o município foi criado por lei em 27 de dezembro de 1979. Mesmo conseguindo uma rápida criação, a instalação oficial do município ocorreu somente no dia 01 de fevereiro de 1983, com a posse do primeiro prefeito e dos vereadores. Tupãssi conta com três distritos: Jotaesse, Palmitolândia e Brasiliana.
Nesse domingo (8), a cidade comemora, por força de lei, seus 34 anos de emancipação. Isso porque a primeira legislatura da Câmara Municipal aprovou um projeto de lei que instaurou oficialmente esta data para as comemorações do aniversário do município, podendo ser feriado ou ponto facultativo.
A lei foi criada pensando na melhor época para que os agricultores de Tupãssi pudessem participar ativamente das comemorações, já que a economia do município sempre girou em torno da agricultura.

FESTA

Com o tempo, as comemorações foram sendo adaptadas, até chegarmos à série de eventos atual que celebra o aniversário da cidade.
As comemorações este ano começaram com a escolha da Miss Tupãssi (em julho), passando pela Festa da Paleta ao Fogo de Chão (setembro) e terminam com o Arrancadão de Jericos que será realizado em dezembro.

HISTÓRIA

Os primeiros colonizadores vieram do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Norte do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, entre outros estados. Quando chegaram à “Terra da Mãe de Deus” no final da década de 40 e início da década de 50, Tupãssi era então chamada de “Gleba Quatro Lambari” e “Memória”. Pertencia à época ao município de Guaíra.
Depois, já na década de 60, o povoado passou a fazer parte do município de Toledo e, em 1967, passou a ser um distrito chamado de “Novo Tupãssi” que pertencia a Assis Chateaubriand.
No auge das plantações de café na década de 70, Tupãssi teve seu auge populacional chegando a uma estimativa de aproximadamente 20 mil moradores, a maioria vivendo na área rural.
Com o advento da industrialização e o êxodo rural que ocorreu em todo o Brasil na época, a concentração populacional no campo diminuiu consideravelmente. Contribui também com este movimento a famigerada “Geada Negra”, que ocorreu em 1975 e dizimou as plantações de café em todo o Paraná.
Mesmo assim o então distrito seguiu no caminho do desenvolvimento até a implantação oficial do município, chegando hoje a ser referência em diversas áreas e na vanguarda de tecnologias ligadas à agricultura e no fomento ao empreendedorismo.

VISÃO DE FUTURO

Tendo na agricultura sua principal vocação econômica, o município sempre realiza novos investimentos para impulsionar a produção no campo, com o projeto da Agricultura de Precisão como principal referência e sendo um modelo para todo o Paraná.
Para os próximos anos o município irá manter o ritmo de investimentos na agricultura e também nas áreas vitais para a população, entre elas: Saúde, Educação, Indústria e Comércio e Assistência Social. Além de lançar novos projetos ligados ao desenvolvimento econômico e territorial, tendo um ousado projeto de fomento ao turismo que está sendo colocado em prática para os próximos anos. “Hoje é o dia de celebrarmos o nosso município e deixar o nosso sentimento de gratidão a todos os nossos moradores. Agradecer pelos anos de progresso e desafios vencidos. E deixar aqui também o nosso compromisso de fazer com que nossa cidade seja cada vez mais pujante”, afirmou o prefeito de Tupãssi, Ailton “Ito” Caeiro.

Rate This Article
Author

caio@iconeinternet.com.br

feito com