Jornal a Voz do paraná
HomeHomeEntrevista homeMarcos Vinícius: estou pronto para governar Cascavel

Marcos Vinícius: estou pronto para governar Cascavel

Marcos Vinícius: estou pronto para governar Cascavel

Marcos Vinícius Pires de Souza nasceu em Itaperuna – RJ. É filho de uma professora e um operário, cresceu ao lado dos irmãos Tânia Mara e Marco Aurélio em Itambé no norte do Paraná. Com o passar dos anos a família mudou-se para Maringá e foi lá onde tudo começou.
O sonho de infância era ser médico, mas perante as dificuldades da época viu na física uma oportunidade de ser alguém na vida. Marcos foi o único de uma turma de 30 alunos que se formou em Física pela UEM, depois veio à especialização na Universidade de São Carlos (SP) e o mestrado pela USFC, em Florianópolis. O espirito de liderança sempre foi uma das principais características do professor Marcos Vinícius, em sua jornada ajudou a fundar o Centro Regional de Tecnologia em Informática, fundação que desenvolve a integração entre as universidades públicas e privadas de Santa Catarina.
A sua chegada em Cascavel foi marcada por uma missão temporária: Montar o núcleo de tecnologia dentro da Fecivel (atual Unioeste). O que era para ser temporário se tornou definitivo, e após um ano, numa eleição conturbada, foi nomeado diretor-presidente da Funioeste, instituição que se tornaria a Unioeste.
Posterior aos primeiros acontecimentos foi eleito reitor, e durante o período que esteve à frente da instituição onde implantou os cursos informática e biologia, pois na época existia somente o curso de ciências Biológicas e após muita luta os cursos de Odontologia e Medicina puderam ser implantados na Universidade.
Marcos, também, auxiliou no processo de implantação de outras duas faculdades de ensino privado de Cascavel – Univel e Unipar. Terminado seu mandato na Unioeste e de volta a condição de professor montou sua própria faculdade, a Unipan, em Cascavel e a ESEC, em São José (SC). Porém, os rumos mudaram e Marcos decidiu vender as instituições para o Grupo Uniban, que mais tarde venderia para a Anhanguera, hoje Kroton, um dos maiores grupos de educação do País.
A cartada certeira possibilitou o investimento em empresas privadas como Objetto Casa -empresa de móveis, Invicta no ramo imobiliário, indústria de produtos educacionais em Curitiba, Usina de asfalto e loteamento em Barreiras (BA), loteamento em Cascavel, Metrocon Construtora.
Depois de passar por muitas cidades Marcos criou raízes em Cascavel, cidade onde vive com a mulher e os filhos. Neste tempo, o único pensamento de Marcos Vinícius foi o de retribuir a Cascavel tudo o de bom que a cidade lhe proporcionou. E segundo o empresário, é chegado o momento alçar voos maiores e, por meio de sua experiência em administração pública, lançou na terça-feira (16), sua candidatura a prefeito de Cascavel pela coligação “Amor por Cascavel”, que integra os partidos PSB, PTN, PR, PDT, PSDB e PPS.
Marcos Vinícius definiu ao lado da família, dos seus correligionários e dos seus aliados políticos, a exemplo do prefeito Edgar Bueno, que o seu nome é portador de uma história de trabalho, dedicação e transparência e que está sendo colocado para apreciação da população em busca de melhorar a qualidade de vida do cascavelense, pensando no futuro e na consolidação do município como referência nacional em educação, saúde, geração de empregos e renda, entre outros. “Cascavel me recebeu no ano de 1989 de braços abertos e foi aqui que eu construí a minha família, meus negócios e meu desenvolvimento profissional, enfim, me propiciou tudo que eu tenho na minha vida. Mais do que nunca, eu sinto essa necessidade de retribuir um pouco de tudo aquilo que ela me ofereceu. Eu espero sinceramente que tenha essa oportunidade de poder dar essa retribuição à Cascavel e nesses quatro anos de mandato poder construir aquilo que acredito que seja uma missão, que é trabalhar na nossa educação, colocá-la como referência nacional, poder usar um pouquinho daquilo que aprendi de gestão de administração pública, aplicar na área da saúde, para melhorar ainda mais o atendimento à nossa população”, ressaltou o candidato.
Em entrevista ao jornal A Voz do Paraná, Marcos Vinícius enaltece a administração do prefeito Edgar Bueno, o qual vem transformando Cascavel em um verdadeiro canteiro de obras públicas, com investimentos em todos os setores. “Edgar Bueno por três mandatos já foi prefeito, o significa que a população referenda o seu trabalho, nós temos uma gestão sempre administrada com muito rigor, com muita determinação, onde o interesse público é sempre colocado como sendo a prioridade absoluta. Temos na administração do Edgar, a construção das bases da cidade de Cascavel e que me permite propor tudo isso que estou propondo à Cascavel. Se nós não tivéssemos essa base muito bem consolidada, muito bem construída, não teríamos condições de estar propondo essa evolução fantástica na área da saúde, educação e nas diversas áreas públicas do nosso município”, salientou.
Leia, a seguir, a íntegra da entrevista:

Jornal A Voz do Paraná – Você está com uma vida planejada de sucesso, não tem necessidade nenhuma de entrar na política, mas diante de alguns acontecimentos, dos seus pensamentos, seus sonhos, resolveu colocar o seu nome à disposição da população de Cascavel na campanha para a prefeitura. Por que você decidiu encarar mais esse desafio?
Marcos Vinicius – Cascavel me recebeu no ano de 1989 de braços abertos e foi aqui que eu construí a minha família, meus negócios e meu desenvolvimento profissional, enfim, me propiciou tudo que eu tenho na minha vida. Mais do que nunca, eu sinto essa necessidade de retribuir um pouco de tudo aquilo que ela me ofereceu. Eu espero sinceramente que tenha essa oportunidade de poder dar essa retribuição à Cascavel e nesses quatro anos de mandato poder construir aquilo que acredito que seja uma missão, que é trabalhar na nossa educação, colocá-la como referência nacional, poder usar um pouquinho daquilo que aprendi de gestão de administração pública, aplicar na área da saúde, para melhorar ainda mais o atendimento à nossa população. Que possamos aplicar essas ideias na geração de mais empregos com apoio as empresas locais, com a geração de novas possibilidades com a vinda de empresas em áreas estratégicas para o município. Agora que já temos a nossa cidade toda asfaltada, que tenhamos a oportunidade de atuar no interior, facilitando o escoamento das safras com estradas bem cuidadas, mais bem elaboradas. Que possamos investir os recursos priorizando basicamente as necessidades da população de Cascavel.

Jornal A Voz do Paraná – Que preparo o candidato precisa ter para assumir essa responsabilidade?
Marcos – Hoje, para uma pessoa administrar uma prefeitura como a de Cascavel, ela está se propondo a administrar um orçamento em torno de R$ 1 bilhão, uma empresa complexa com quase oito mil funcionários, com muitos interesses conflitantes entre si, se essa pessoa não tiver uma boa bagagem de experiência, não apresentar uma boa pré-disposição e, ao mesmo tempo, uma capacidade de articulação com a sociedade, para juntos gerir toda essa máquina, a cidade corre um grande risco. Aconselhamos a população, a analisar o candidato, o seu histórico de vida, a analisar o seu histórico de gestão, daquilo que ela já fez na vida, para saber se essa pessoa tem ou não condições de administrar essa grande empresa que é a Prefeitura de Cascavel e atender aos anseios de nossa população.

Jornal A Voz do Paraná – Como é que você dimensiona o seu preparo?
Marcos – Eu tive todo um preparo acadêmico, fiz minha graduação, mestrado, iniciei um doutorado, tenho experiência no exterior, trabalhando no exterior, em diversos estados do nosso país também. Tenho uma formação acadêmica sólida, uma formação profissional muito boa, uma formação na administração pública, sendo secretário de Cultura, Educação, Planejamento, Comunicação Social, reitor da Unioeste com a implantação da transformação de faculdades isoladas em universidades, enfim, toda essa bagagem é que me habilita, definitivamente, a concorrer a esse cargo e oferecer os meus serviços à população de Cascavel.

Jornal A Voz do Paraná – Como é que você enxerga Cascavel no futuro?
Marcos – Eu enxergo essa cidade cada vez mais bem consolidada, enxergo Cascavel como sendo uma grande metrópole, uma metrópole olhada como sendo uma referência na área da educação, saúde e gestão pública. Cascavel hoje já tem o Índice de Desenvolvimento Humano de 0,810, um excelente conceito que mede o índice de evolução humana do nosso município, mas ainda tem muito a oferecer, tem muito ainda que precisa ser consolidado e construído. Nossa proposta é que essa nova Cascavel já está nascendo e que temos que fazer com que ela tenha o ambiente adequado na administração pública, para que possa crescer ainda mais e se consolidar como referência nacional.

Jornal A Voz do Paraná – O partido do prefeito Edgar Bueno faz parte da sua coligação. Ele sempre fala que Cascavel é muito difícil de governar. Havendo essa coligação e você tendo sido secretário dele, o que você vê na administração do Edgar e que você possa utilizar como um aprendizado em sua possível futura administração?
Marcos – Edgar Bueno por três mandatos já foi prefeito, o significa que a população referenda o seu trabalho, nós temos uma gestão sempre administrada com muito rigor, com muita determinação, onde o interesse público é sempre colocado como sendo a prioridade absoluta. Temos na administração do Edgar, a construção das bases da cidade de Cascavel e que me permite propor tudo isso que estou propondo à Cascavel. Se nós não tivéssemos essa base muito bem consolidada, muito bem construída, não teríamos condições de estar propondo essa evolução fantástica na área da saúde, educação e nas diversas áreas públicas do nosso município. Devemos essa questão ao prefeito Edgar Bueno e também a todos os demais prefeitos que já passaram pela prefeitura e que deram a sua contribuição na construção dos alicerces dessa nossa grande metrópole que é Cascavel.

Jornal A Voz do Paraná – A classe política, nesses últimos tempos, está em baixa diante de tantas denúncias de corrupção, escândalos e tantas coisas mais. A população está cansada de politicagem e dos políticos. Como fazer para convencer esse eleitorado que existe um diferencial na sua candidatura?
Marcos – Olhando o histórico das pessoas. Veja o histórico das pessoas, o que elas já fizeram na sua vida. Eu tenho já vários anos de administração pública, nunca concorri a um cargo eletivo na minha vida, só me propus a concorrer agora, justamente, porque a minha vida pessoal permite isso, permite que eu me dedique quatro anos à população de Cascavel, sem depender de um único centavo da administração pública. A minha vida pessoal me permite trabalhar por Cascavel, mas ela só me permite, porque a cidade de Cascavel me propiciou essa condição e eu me sinto na obrigação de dar essa retribuição. Sugiro que a população de Cascavel analise os candidatos, veja o seu histórico de vida e através dessa análise escolha, aquele candidato que vai levar o crescimento, porque a vida de cada um depende disso, se errar paga-se o preço e se acertar terá o benefício de estar plantando uma boa semente em um solo fértil, que poderá realizar uma colheita farta.

Jornal A Voz do Paraná – Você elaborou um plano de governo para Cascavel com 40 itens. Quais são os principais itens na sua observação e as suas prioridades frente a eles?
Marcos – Na realidade, esses 40 itens são princípios que vão nortear todas as nossas ações e propostas de governo. As nossas propostas de governo são bem maiores do que essas, vamos atuar em todas as áreas em precisão cirúrgica, para que nós possamos efetivamente transformar a realidade de Cascavel para uma cidade ainda melhor, mas esses princípios que nos norteiam nos colocam justamente em priorizar o interesse público sempre acima do interesse privado; em segundo, saber que todo o poder emana do povo e que deve ser direcionado para atender o próprio povo; em terceiro, saber que toda a legislação existe para ser seguida e orientada pelo gestor público, mas que deve considerar o interesse público sempre, acima de qualquer ação governamental, esses princípios e todos os demais itens estarão nos norteando em cada ação que tivermos frente à Prefeitura de Cascavel.

Rate This Article
Author

notificacao@agenciacaos.com