Jornal a Voz do paraná
HomeHomeEducacao homeArquitetura da FAG envolve familiares em atividade

Arquitetura da FAG envolve familiares em atividade

Arquitetura da FAG envolve familiares em atividade

Uma atividade da disciplina de Teoria da Arquitetura: o discurso arquitetural integrou acadêmicos e seus familiares. A turma do sétimo período está estudando a arquitetura sensorial. A prática já foi realizada no campus do Centro FAG em outros anos. A professora Sirlei Oldoni propôs aplicá-la em casa. “Nesse momento, impossibilitada de fazer na FAG, eu pedi para que os alunos desenvolvessem com algum familiar. A atividade consiste em vendar os olhos e realizar uma “tarefa” sob o comando do acadêmico, por exemplo, sair do quarto e ir até a rua”, explicou Sirlei.

O objetivo é compreender os conceitos sobre os sentidos e as percepções dos espaços arquitetônicos e urbanos. Logo após a atividade o familiar expôs o seu depoimento sobre os sentidos e sensações que foram estimulados. “A intenção é que os alunos levem em consideração todos os sentidos, além da visão, ao projetar. Todos os sentidos humanos influenciam nossa percepção do espaço, e as experiências mais poderosas são aquelas que envolvem todos ao mesmo tempo”, complementa.

A acadêmica Fernanda Talita Martins Teixeira contou com sua irmã para desenvolver a atividade. E como é ensinando que se aprende, compartilhar o conteúdo da faculdade com a família, é também uma forma de eternizar o conhecimento. “Foi muito produtiva, pois além de conseguir apresentar o conteúdo para a minha família, ainda pude ser “professora por um dia”, desenvolvendo a atividade com eles. Segundo depoimento da minha irmã Graciele, ela não percebia sobre os sentidos que a arquitetura poderia despertar. Foi muito especial”, reflete Fernanda.

Rate This Article

avozdoparana@jornalavozdoparana.com.br