Jornal a Voz do paraná
HomeHomeCampanha de Vacinação contra Sarampo se encerra nesta semana

Campanha de Vacinação contra Sarampo se encerra nesta semana

Campanha de Vacinação contra Sarampo se encerra nesta semana

Está chegando a reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Os cascavelenses têm até esta sexta-feira (13) para garantir a imunização. Para isso, todas as 43 unidades de saúde, entre Unidades Básica de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s), estão com vacinas disponíveis para a população.

O público-alvo da ação é amplo: pessoas de 5 a 59 anos. No último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde em 28 de fevereiro, já haviam sido vacinadas 10 mil pessoas no Município. A meta, no entanto, é imunizar 20 mil. O balanço final da ação será divulgado somente na segunda-feira (16), na parte da tarde.

Para a população de 5 até 19 anos e de 30 a 59 anos, a vacinação é seletiva. Já para a população na faixa etária de 20 a 29 anos, a vacinação é indiscriminada, isto é, todos precisam comparecer para a imunização, mesmo que já tenham sido vacinados.

Os jovens de 20 a 29 anos formam o principal grupo da campanha. Por isso, foi realizada a Campanha Extra Muro, onde os profissionais da Saúde foram até o público-alvo: nas instituições de ensino superior, isso para assegurar que os jovens fossem vacinados.

Em Cascavel, 190 mil pessoas precisam ser avaliadas em relação ao sarampo, ou seja, ir até a unidade de saúde e verificar a situação vacinal.

A vacinação do sarampo é muito importante, porque a doença voltou a causar preocupação com novos casos em todo o Brasil, inclusive no Paraná. Vale destacar que esta é a primeira etapa da vacinação contra o sarampo. A próxima será em agosto.

O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa e pode levar a óbito. Atualmente, a única forma de prevenção é a vacinação, por isso, a necessidade da imunização.

 

Carteira de vacinação
Ao procurar a unidade de saúde para imunização é preciso apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação. No entanto, se o cidadão não possuir a carteirinha vacinal, as equipes estão preparadas para realizar uma nova na hora.

Rate This Article

avozdoparana@jornalavozdoparana.com.br