Jornal a Voz do paraná
HomeNoticiasAgronegócioCopacol é reconhecida como a cooperativa da “Intercooperação”

Copacol é reconhecida como a cooperativa da “Intercooperação”

Copacol é reconhecida como a cooperativa da “Intercooperação”

A cada dois anos, um seleto grupo de cooperativas recebem do Sistema OCB (Organização da Cooperativas Brasileiras) o título de Cooperativa do Ano, que é um reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos ao longo do biênio.
A partir de 2016, o Prêmio Cooperativa do Ano passou a se chamar Prêmio Somoscoop e a Copacol foi finalista nas categorias Cooperativa Cidadã e Intercooperação.
No total, são seis categorias, dessas a Copacol ficou em primeiro lugar na Intercooperação e segundo na categoria Cooperativa Cidadã.
O primeiro lugar foi devido à inovadora parceria entre a Copacol e a Coagru na criação da Cooperativa Central Unitá, para o abate de aves. Este investimento foi destaque devido às oportunidades de diversificação das propriedades rurais dos cooperados, a geração de empregos no abatedouro de aves e a arrecadação tributária que valorização toda a região.
O segundo lugar foi referente ao projeto social que incentiva a cultura, esporte e a educação com a participação de 20 mil crianças e adolescentes até 2018, promovido pela Copacol na sua região de atuação, com destaque para o Apoio Cultural, que são os patrocínios dos programas sociais organizados pelas prefeituras parceiras, o incentivo à leitura por meio do Busão da Imaginação e os programas Proerd, Cooperjovem e Escola no Campo.
Para o presidente da cooperativa, Valter Pitol, estar entre as finalistas em duas categorias deste importante prêmio que abrange todas as cooperativas do Brasil, é o reconhecimento do trabalho que a Copacol faz em benefício de toda a sociedade. “É uma afirmação que os nossos projetos são importantes para o desenvolvimento das pessoas e de toda a região, além de investirmos no desenvolvimento econômico dos nossos associados, colaboradores e parceiros, também temos a sensibilidade de procurar por meio desses projetos sociais, formar as próximas gerações que vão continuar este importante legado cooperativista”, ressaltou o presidente Pitol.
Essa foi a 10ª edição do Prêmio que contou com a participação de 221 cooperativas de todo Brasil, onde foram inscritos 349 projetos em seis categorias. A premiação é realizada desde 2004, e já foram 81 cooperativas contempladas em 17 estados brasileiros.

Rate This Article
Author

notificacao@agenciacaos.com