Jornal a Voz do paraná
HomeNoticiasArquitetura e DecoraçãoCores podem ser usadas em favor dos ambientes

Cores podem ser usadas em favor dos ambientes

Cores podem ser usadas em favor dos ambientes

Você deve se perguntar em algumas situações, porque cores são tão evidentes em alguns lugares e outros não. Pois é, as cores têm significados muito fortes para cada situação e principalmente se tratando de decorações. Se as cores corretas forem utilizadas, será um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam gerando bem estar, o que eleva a autoestima e reduz o stress, além de facilitar a comunicação e aumentar a produtividade, eliminando ansiedade, angústia.
Do ponto de vista físico, as cores podem influenciar no tamanho e formato dos cômodos, onde as cores ditas “quentes” (como o vermelho e o amarelo) aumentam os objetos e as “frias” (como azul e o verde) reduzem as dimensões aparentes dos objetos.
As cores influenciam até mesmo na percepção do tempo, uma vez que estudos comprovam que em ambientes com cores “quentes” as pessoas subestimaram a passagem do tempo, ocorrendo o contrário com aquelas posicionadas em ambientes com cores “frias”, as cores verdes mais sensíveis que as vermelhas aos olhos.
Para a arquiteta Cristiane Liogi, existem várias maneiras de usar as cores em favor dos ambientes, “Se quiser usar cores, opte por mobiliários mais neutros: seja branco, nude ou tons terrosos. Opte por usar cores em tapetes, painéis, quadros e adesivos, os quais você pode trocar com mais facilidade e com um custo mais baixo. Não escolha as cores para os ambientes aleatoriamente, sem ter uma paleta de cores na sua casa, você precisa se preocupar com a unidade das cores”, comentou a arquiteta.
Cada espaço da sua casa pode ser fortalecido com as cores que fazem parte dele. Para isso, é importante compreender o que cada tonalidade representa.
O ideal é avaliar cada lar individualmente para inserir as cores nos locais mais adequados. Mas, no geral, tonalidades fortes, como amarelo e vermelho, estimulam a vitalidade e são recomendadas para as áreas em que se recebem pessoas, como a sala. Já nos quartos, o melhor é priorizar tons suaves, como verde, lilás e azul.
Mas é preciso buscar sempre o equilíbrio e mesclar todos os elementos de forma harmônica.
A arquiteta também nos fala um pouco de algumas cores e seus significados nos ambientes. “O Verde remete à natureza e representa tranquilidade. É uma cor alegre, que mistura a calma do azul com a energia do amarelo. O verde costuma ser bastante utilizado em hospitais, pois ajuda a promover uma recuperação. Violeta estimula a intuição e está relacionado à riqueza e ao poder. É uma cor muito bem-vinda em locais para meditação. Azul proporciona a sensação de relaxamento e tranquilidade. Vermelho está muito conectada à energia da paixão e da sensualidade. Proporciona aconchego e calor para os espaços, porém, como é uma cor forte, evite usá-la em excesso, pois pode se tornar cansativa”, destacou Cristiane.
Papéis de Parede
Papel de parede também é uma ótima opção para decoração e está muito em alta, podendo ser usado em todos os ambientes, desde o lavabo onde podemos abusar e colocar cores fortes, como prata, preto e dourado, até em banheiros. Se o box é fechado até o teto e é um banheiro de hóspede, que não tem tanto uso, você pode colocar o papel pelo lado de fora, se isolar da umidade. Na lavanderia, no lado dos armários, fica muito bonito. Em quartos e salas então. Se os móveis são expressivos ou se os objetos de decoração são as estrelas da casa, busque valorizar a textura e o ambiente e não que o adesivo.
A arquiteta também dá dicas com o uso do papel de parede. “Se é para o painel ou adesivo ser o destaque, preocupe-se com o equilíbrio do ambiente e com o contexto dos móveis. Hoje em dia o papel de parede pode ser usado em todos os ambientes e existem coleções lindas com paisagens de verão, inverno e cenários”, finalizou Cristiane Liogi.

Rate This Article
Author

notificacao@agenciacaos.com