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Corujão da Saúde vai realizar mil consultas em uma semana

Corujão da Saúde vai realizar mil consultas em uma semana

Cerca de mil pacientes que aguardam por uma consulta especializada serão atendidos de 3 a 8 de abril pelo município de Toledo. Eles serão chamados através do programa Corujão da Saúde,
um mutirão de atendimentos organizados pela Secretaria Municipal de Saúde para reduzir a fila de espera por consultas especializadas, que soma um total de 22 mil. Entre os pacientes que
serão chamados estão alguns que aguardam por atendimento desde 2013. O programa foi lançado na quinta-feira (23), em ato na sala de reuniões, com a presença do prefeito Lucio de Marchi, do
vice-prefeito João Batista Tita Furlan, do secretário de Saúde, Thiago Stefanello, e demais membros da sua equipe, vereadores, secretários e assessores municipais e imprensa.
O atendimento será de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, e no sábado de manhã. Nesta primeira edição serão atendidos pacientes de Ortopedia, Cardiologia, Reumatologia, Cirurgia Geral,
Gastroenterologia, Endocrinologia, Neurologia, Cirurgia Vascular, Dermatologia e Ultrassonografia, que já aguardavam na fila de espera. A Secretaria de Saúde já está fazendo os contatos para agendar as consultas. Ao todo serão seis etapas, incluindo as demais áreas com especialidades em fila de espera. Além do atendimento no Corujão, serão mantidas cerca de 1000 consultas semanais, conforme a rotina de atendimento hoje existente. Na área de oftalmologia já foram realizadas diversas cirurgias de catara-tas, com o encaminhamento de pacientes para Campo Largo e Foz do Iguaçu, com os quais foram realizadas parcerias.
No lançamento do projeto, o secretário municipal de Saúde, Thiago Stefanello, agradeceu o apoio dos vereadores, que aprovaram por unanimidade um remanejamento de recursos na ordem de
R$ 500 mil, que serão utilizados na implantação do programa e na construção do heliponto junto à Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker. Para breve, segundo o secretário, também deverá ser lançado o programa Sorria Toledo, visando o atendimento de pacientes que igualmente aguardam na fila de espera. Ao todo, 8 mil pacientes aguardam por atendimento odontológico.
O prefeito Lucio de Marchi elogiou o trabalho realizado pela equipe da Saúde, sob o comando do secretário Stefanello, que mesmo com limitações de infraestrutura e recursos humanos, está viabilizando atendimentos, eliminando gargalos dos últimos anos, que deixaram muitas pessoas na fila de espera por atendimento.
Entre os pacientes estão pessoas que aguardam desde 2013 por uma consulta especializada. Segundo o prefeito, a meta é reduzir em dois anos 70 por cento da fila de espera por consultas
especializadas, além de implementar outras diversas ações que vão melhorar a saúde da população.
A equipe do jornal A Voz do Paraná conversou com o prefeito Lucio de Marchi. Leia, a seguir, a íntegra da entrevista:

Jornal A Voz do Paraná – A sua administração anuncia um programa
inédito para a nossa região, o que você espera desse programa?
Lucio de Marchi- Logo que eu visualizei o programa Corujão da Saúde,
criado pelo prefeito João Doria de São Paulo, procurei me inteirar do assunto e
pedi para o secretário da Saúde estudar o projeto para efetivar em Toledo.
Quando eu assumi a prefeitura verifiquei que tinha mais de 30 mil pessoas na fila
para consulta de especialidade. Eu achei isso um absurdo. Em 2012 quando o
deputado Schiavinato e o Lúcio deixaram a prefeitura havia oito mil pessoas, e
pulou para mais de 30 mil. Então eu averiguei que esse programa pode ser uma
solução e, juntos, criamos um plano de metas para que em dois anos possamos
reduzir 70 % desse absurdo. Eu entendo que para as pessoas que buscam
esse atendimento e ficam anos aguardando é um prejuízo moral enorme com o
cidadão. Então vamos trabalhar gradativamente para trazer a patamares reais,
dois anos 70 % e depois ao longo dos outros anos queremos zerar esse
procedimento. Essa é a nossa meta.
Jornal A Voz do Paraná – A saúde será prioridade na sua gestão?
Lucio – Com certeza será nossa prioridade, um exemplo disso é que abriremos
agora, no dia 10 de abril, o atendimento 24 horas na grande pioneira, aonde por
24 anos funcionou e atendeu muito bem a população e há dois anos estava
fechado. Estou adequando o espaço de acordo com as normas da vigilância
sanitária para dar um acolhimento especial à população. Não tenho a menor
sombra de duvidas que vamos melhorar muito a saúde, pois é o nosso foco e
estamos trabalhando silenciosamente para atender nossos objetivos. Faremos
de tudo para produzir um atendimento excelente para os moradores de Toledo.
Jornal A Voz do Paraná – Quem acompanha a política e os governos
municipais vai verificar que em nem um outro momento Toledo, no
inicio de um governo, tem recebido tantas verbas e tantos programas
sendo anunciados e vivendo um momento apoteótico, isso se deve ao
que?
Lucio – Deve-se a politica da boa vizinhança com os entes federados e também
com os agentes políticos. Eu tenho aberto as portas da prefeitura para deputados
de fora me ajudar, mas é claro que eu também tenho dois deputados de ponta
que são o Schiavinato Estadual e o Sperafico Federal, e tenho ministros como o
da saúde Ricardo Barros, que é um grande amigo nosso. Então não tenho
duvidas que a conjunção de sócios esteja trazendo resultados positivos. Quando
acabou a campanha politica eu desci do palanque e procurei trabalhar para a
população, fui buscando todos, porque Toledo é de todos, então todo mundo tem
essa responsabilidade de poder ajudar. Por meio dessa política de boa vizinhança
estou conseguindo recursos, apesar da escassez que eu peguei o Município
com 53.45 comprometidos em folha de pagamento, estando no fio da navalha,
estou buscando parcerias e apoio do Governo Federal e Estadual por meio dos
nossos entes políticos. A minha politica é positiva, fala de coisas boas e que vem
de encontro com o interesse da população.
Jornal A Voz do Paraná- Dá para dizer que Toledo está trilhando o caminho
certo?
Lucio – Estamos trabalhando 24 horas nessa direção e a população esteja ciente
que vou fazer isso ao longo dos quatro anos de governo, levantando cedo e
dormindo tarde sempre a serviço do povo, por isso eu exijo dos secretários,
diretores, coordenadores, funcionários e equipes que façam o melhor, pois somos
responsáveis por tudo o tempo todo. É claro que problemas existem, mas com boa
vontade, planejamento e organização podemos alcançar nossos objetivos.

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