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Dra Kellinn Avelar da dicas de emagrecimento saudável

Dra Kellinn Avelar da dicas de emagrecimento saudável

Emagrecer está nos planos de muita gente por aí, mas não basta perder peso, tem que ser de maneira saudável. Pensando nisso a dermatologista, dra Kelinn Avelar da dicas gerais para perda de peso. Não estão sendo consideradas patologias específicas. Lembre-se de que todo tratamento deve ser individualizado.

Evite sentir fome; para isso, coma em intervalos regulares, em geral de 3 em 3 horas;

Planeje suas refeições antecipadamente; não deixe para última hora porque pode ficar sem alternativas saudáveis;

Acostume-se a tomar um bom café da manhã e a comer menos no final do dia. Lembre-se do ditado:                                   “Você deve tomar café como um rei, almoçar como um bispo e jantar como um mendigo”;

Para manter uma boa oferta de cálcio ao organismo, inclua em sua dieta diariamente 3 ou mais porções de laticínios1 sem ou com baixo teor de gordura; o cálcio tem um importante papel no processo de adequação do peso; caso seja vegetariano, informe-se sobre outros alimentos ricos em cálcio e a necessidade de suplementação sob a orientação do médico que acompanha o seu estado nutricional;

Inclua bastante hortaliças de baixo valor calórico na sua dieta (alface, espinafre, couve, rúcula, agrião, almeirão, chicória, repolho, couve-de-bruxelas, brócolis, nabo, chuchu, quiabo, vagem, abobrinha verde, tomate, pimentão, berinjela, beterraba, cenoura, alho, alho-poró, cebola, entre outros). Existe um gasto energético associado à digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes ingeridos; por isso é importante emagrecer comendo e, não, emagrecer sem comer;

Tenha opções para evitar se render aos doces muito calóricos. Tâmaras, damascos e outras frutas desidratadas, as pequenas barras de chocolate com > ou = 70% de cacau ou mesmo uma xícara de chá (que pode “despistar” a vontade de comer doces) são boas opções. No entanto, se não resistir, é melhor ingeri-los logo após as refeições, evitando fazê-lo especialmente nos momentos em que estiver com fome;

Evite combinar alguns alimentos calóricos que contêm amido, como o pão, o arroz, a batata, a mandioca, o inhame e o macarrão; isto não é uma regra, mas ajuda a reduzir a ingestão total de calorias numa mesma refeição;

Mastigue bem e evite tomar mais de 200 ml de líquidos com a refeição, favorecendo uma boa digestão dos alimentos;

Não se esqueça de incluir as gorduras saudáveis em sua dieta: azeite de oliva extravirgem e outros óleos vegetais (como canola, girassol, milho e linhaça), abacate, castanhas e as nozes, peixes ricos em ômega-32, entre outras. Não as exclua achando que assim estará diminuindo a ingestão total de calorias, porque elas são importantes para o equilíbrio metabólico;

Pratique atividade física regularmente: o efeito do exercício não é só momentâneo, gastando calorias, mas está associado com a sua capacidade a longo prazo de utilizar carboidratos e gorduras para a produção de energia.

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