Jornal a Voz do paraná
HomeHomeCidade homeEscola de Toledo conquista prêmio nacional

Escola de Toledo conquista prêmio nacional

Escola de Toledo conquista prêmio nacional

Entre os dias 3 de março e 2 de maio de 2020, a iniciativa da Fundação Nestlé Brasil recebeu 391 inscrições e 229 projetos vindos de 23 estados brasileiros que concorreram a terceira edição do Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis. A iniciativa é direcionada a premiar escolas públicas que atuam para promover a alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas, que refletem em mudanças de hábitos na vida dos estudantes e de suas famílias. Entre os vencedores estão projetos do Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco Roraima e São Paulo.

Para a felicidade de todos os envolvidos no projeto “ Comer e se Mexer faz bem”, de autoria da professora Sandra Inês Reisdorfer Kopeginski e coautoria da professora Melania Soarez de Rezende Costa com a colaboração de todos os professores e funcionários, a Escola Municipal Olivo Beal, do município de Toledo foi uma das 10 instituições brasileiras contempladas com R$ 35.000 em recursos que poderão ser investidos em benfeitorias na escola para a execução do projeto.

A autora do projeto, ressalta que a escola há muito tempo vem desenvolvendo atividades que promovem a melhoria da qualidade de vida das crianças por meio da alimentação saudável e da prática de atividades físicas. O projeto foi readequado e encaminhado para a Fundação Nestlé Brasil para concorrer ao prêmio Nestlé Crianças mais saudáveis. Com a conquista da premiação, o projeto passará a ser desenvolvido a partir da liberação do recurso.

“Para promover a alimentação saudável e combater o sedentarismo, o projeto tem o objetivo de realizar ações pedagógicas que buscam informar os alunos sobre escolhas alimentares nutritivas e saudáveis. Serão realizadas atividades como piquenique de frutas para incentivar o consumo de frutas, oficinas culinárias com a presença das nutricionistas da Secretaria de Educação, personalização de garrafas de água para incentivar o consumo de água, incentivo ao atletismo para promover a prática de atividades físicas e resgate de brincadeiras tradicionais, trazendo os avós para a escola”, enfatiza a professora Sandra.

Segundo a autora do projeto, a diretora da instituição, Marcilene Angela Biet Pozzebon com a colaboração da coordenadora Rosicler Antunes Luckner serão responsáveis pelas compras, pelos orçamentos, pagamentos e execução da obra, pois as benfeitorias iniciarão mesmo com as aulas suspensas, para quando as crianças voltarem, o projeto ser iniciado. As obras consistem na construção de uma pista de atletismo, a revitalização da quadra poliesportiva e também a pintura de diversos jogos como amarelinha para que as crianças possam brincar e se exercitar.

Em 2019, a vereadora Marli do Esporte apresentou requerimento à Câmara de vereadores encaminhando Moção de Aplausos pela conquista do Prêmio Toledo BiodiverCIDADE, categoria Escola Municipal. Esse prêmio foi o resultado do engajamento de toda comunidade escolar no desenvolvimento de boas práticas sustentáveis. A idealizadora do projeto, também foi a professora Sandra, juntamente a toda a equipe, e visava estimular a alimentação saudável por meio do cultivo de horta em pequenos espaços e a destinação correta dos resíduos sólidos, práticas que resultaram na conquista do prêmio. “Iniciativas como a da escola Olivo Beal, precisam ser valorizadas, não somente pelo resultado, mas pelo engajamento dos profissionais envolvidos, tudo é feito com tanto amor e dedicação, que a consequência só pode ser positiva para toda comunidade escolar”, comenta a vereadora.

Rate This Article

avozdoparana@jornalavozdoparana.com.br