Jornal a Voz do paraná
HomeNoticiasAgronegócioAgronegócioParaná é o segundo maior produtor de leite do País

Paraná é o segundo maior produtor de leite do País

Paraná é o segundo maior produtor de leite do País

O Paraná já é o segundo maior produtor de leite do País, ultrapassando o Rio Grande do Sul, que ocupava essa posição até 2014. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que divulgou na quinta-feira (29), o ranking da produção nacional de leite, por estado, relativo ao ano de 2015.
Segundo o levantamento do IBGE, o Paraná produziu 4,66 bilhões de litros de leite, 60 milhões de litros a mais que o estado vizinho que produziu 4,59 bilhões de litros de leite. O maior estado produtor do País continua sendo Minas Gerais, com uma produção de 9,14 bilhões de litros de leite por ano.
O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, lembra que o Paraná vem investindo nos últimos anos para fortalecer a cadeia produtiva do leite. Segundo ele, com estes números o Estado se consolida como o maior produtor da região Sul do País, que tem uma produção, somando os três Estados, de 12,32 bilhões de litros por ano. O Paraná participa da Aliança Láctea do Sul, que visa consolidar a cadeia produtiva, com produtos de qualidade e que tem como objetivo a exportação.
Para Ortigara, são vários os fatores que contribuem para esse resultado. Graças a incentivos do governo do Estado a bacia leiteira do Sudoeste se tornou a maior do Paraná em produção. Na região do Arenito a atividade se tornou alternativa de renda nas pequenas e médias propriedades, que antes tinham pastagens degradadas. E até o programa Leite das Crianças, criado para atender a questão social das famílias carentes, gera uma demanda diária que fortalece a atividade.
Além disso, disse o secretário, o governo incentiva a produção e a sua qualidade, sempre tendo a região de Castro como parâmetro a ser seguido. Segundo Ortigara, o leite produzido em Castro é disputado por laticínios de outros Estados, que valorizam a qualidade do produto desta bacia leiteira para derivados lácteos de elevado padrão.

Rate This Article
Author

notificacao@agenciacaos.com