Jornal a Voz do paraná
HomeHomeCidade homePDI oferecerá quatro novos Centros de Convivência

PDI oferecerá quatro novos Centros de Convivência

PDI oferecerá quatro novos Centros de Convivência

O Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) do Município de Cascavel são obras e melhorias em três segmentos (transporte e mobilidade urbana; meio ambiente e serviços sociais; e fortalecimento institucional), o PDI vai transformar por completo a dinâmica da cidade, fazendo jus ao slogan “Uma metrópole em construção”, deixando um legado para as futuras gerações.
O investimento total é de US$ 57 milhões, sendo que metade deste valor (US$ 28,5 milhões) virá de financiamento do Banco Interamericando de Desenvolvimento (BID) e 50% o município dará como contrapartida.
CENTROS INTERGERACIONAIS
O projeto compreende também a implantação de quatro Centros de Convivência comunitários esportivos e de lazer nas regiões norte, sul, leste e oeste, visando à descentralização das atividades esportivas e de lazer no Município ao contemplar regiões periféricas da cidade que contemplará os bairros, Santa Felicidade, Morumbi, Cascavel Velho e Interlagos- Floresta, trazendo assim um grande investimento da administração no setor social do município. “ As obras do PDI, comtemplam as várias áreas sociais. Nós criamos o Intergeracional para atender a Cultura em todas as gerações, esporte, lazer, enfim, são obras que irão comtemplar e valorizar os bairros, porque elas estão projetadas para serem construídas nos bairros também”, ressaltou o chefe do executivo, Edgar Bueno, ressaltando ainda que as obras seguem em ritmo acelerado e que pretende entregar as obras no antigo calçadão até o final do ano, “nós temos um contrato com o BID em que teremos cinco anos para realizar o projeto. Começamos pelo ponto mais polêmico que é a Avenida Brasil, ela está andando bem e eu quero entregar a avenida até o final do ano. O Calçadão é preocupante, porque é uma obra muito grande, temos uma tubulação enorme, obras que vão ficar em baixo do asfalto, que a pessoa não imagina o tamanho e a grandiosidade que ali está, nos moldes de cidades modernas do mundo inteiro. O prazo de encerramento do PDI é 27/12/2018”, contou.
Centros de Convivência Intergeracionais – CCI’s têm por objetivo proporcionar espaço de convivência familiar, comunitária e intergeracional, a partir de ações socioeducativas, de esporte, lazer, assistência social e cultura que garantam superação das vulnerabilidades sociais, maior qualidade de vida e protagonismo social, bem como fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e formação para a cidadania.
SERVIÇOS OFERECIDOS
Atividades de esporte: Oficinas de futsal, futebol, voleibol, vôlei de areia, handebol, basquetebol, Jogos de Mesa e Tênis de mesa; Ginástica –laboral; aeróbica; alongamento; Oficinas de Jogos de Mesa (Xadrez, Damas, e outros); Tênis de mesa; Atividades voltadas à saúde e qualidade de vida.
Atividades culturais: Oficinas de artes visuais; artesanato; danças; teatro; produções de curtas metragens com equipamentos alternativos; música – musicalização; coral e atividades com instrumentos musicais; e atividades literárias; Festivais Intergeracionais, com apresentações culturais e participação da comunidade local; Brinquedoteca e gibiteca.
Atividades de Assistência Social: Serviços de Convivência de Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social: grupo de idosos, grupo de crianças de 0 a 6 anos e suas famílias, grupo de crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e grupos de adolescentes. Os grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizarão encontros temáticos abordando relacionamento familiar; prevenção à violência doméstica; prevenção ao uso de drogas, gravidez na adolescência, empregabilidade, qualificação profissional, além do desenvolvimento de atividades e oficinas socioeducativas e momentos de convívio familiar e comunitário. Serão ofertados também Inclusão Digital e Atendimento ao Cadastro Único para programas sociais.
Serão promovidos eventos de Informação e Mobilização Social visando maior interlocução com as famílias e comunidade, para a prevenção de violência contra a criança e o adolescente, o idoso, a pessoa com deficiência e a mulher, entre outros.

Rate This Article
Author

notificacao@agenciacaos.com