Noticias

Peugeot 2008: liberdade de trilhar novos caminhos

A Peugeot tem surpreendido o mercado automobilístico com o lançamento do novo crossover 2008, totalmente fabricado no Brasil, no Centro de Produção de Porto Real (RJ). desenvolvimento do Peugeot 2008 se deu em torno do motorista, utilizando o conceito inovador do i-cockpit, com o volante sportdrive de dimensões reduzidas, um painel de instrumentos elevado e uma central multimídia ergonômica e multifuncional com tela de sete polegadas colorida sensível ao toque. Em Cascavel, a apresentação do Peugeot 2008 foi bastante aguardada pelos clientes e amigos da Chanson Veículos, que conheceram no início deste mês, a gama do Peugeot 2008, que é composta por versões muito equipadas, com uma lista de itens de série rica desde a versão de entrada, que inclui ar-condicionado bi-zone, rodas de liga-leve de 16", central multimídia com Link MyPeugeot, alarme, sensor de estacionamento, ABS, 4 air-bags, piloto automático e luzes diurnas em LED, entre outros. O Peugeot 2008 foi o primeiro veículo da marca a ter equipes de diferentes partes do mundo envolvidas na concepção do projeto: Brasil, França (produção em Mulhouse) e China, onde também é fabricado, na planta de Wuhan. Contemplando a « subida de gama » de seus produtos, voltada a consumidores cada vez mais exigentes, o crossover compacto é, antes de tudo, a concretização da renovação da gama PEUGEOT no país, que desde 2010 contou com a chegada do 3008, RCZ, 408, 308 e 208, modelos com conteúdos tecnológicos fortemente inovadores. O Peugeot 2008 reinventa os padrões estabelecidos no segmento dos utilitários compactos ao aliar diferentes universos. Ele seduz pelo seu design sofisticado e contemporâneo; alia com equilíbrio a esportividade e a dirigibilidade dos hatchbacks, e se apropria da imagem de robustez e segurança dos SUVs ao unir força, vigor (motor turbo THP Flex) e estabilidade (ESP com Grip Control). Isso faz com que a utilização do veículo se dê com tranquilidade nos grandes centros urbanos, atendendo igualmente ao uso fora da cidade. MODELO REFORÇA OS CÓDIGOS ESTÉTICOS DA MARCA A dianteira possui elementos ajustados com exatidão, livres de qualquer excesso. Esculpido, o capô expressa a proteção e a robustez do Peugeot 2008. A “grade flutuante” parece entalhada na carroceria e se mostra de maneira refinada. Os faróis são projetados levando em conta as funções técnicas. Afilados, eles remetem à pupila de um felino, conferindo um caráter ainda mais expressivo, tecnológico e singular. Os faróis possuem refletores com lente semielíticas e luzes diurnas em LED, que além de melhorarem a segurança, trazem uma assinatura luminosa marcante e com muita personalidade. O novo crossover compacto apresenta um estilo robusto e elegante nas laterais. A sofisticação de sua silhueta é destacada por suas proporções harmônicas, com as rodas bem posicionadas nas extremidades da carroceria, no movimento dinâmico do teto, que surge na altura dos assentos traseiros prolongando-se até o aerofólio, e no seu acabamento refinado de cromo nos retrovisores e na moldura dos vidros. O Peugeot 2008 conta com uma enorme superfície envidraçada, incluindo o teto panorâmico de 0,60 m², proporcionando um interior agradável com uma forte sensação de amplitude e conforto. A robustez da carroceria é reforçada com o uso de pneus de uso misto, as rodas de 16 polegadas de liga-leve com acabamento diamantado e os protetores pretos na parte inferior da carroceria, que se estendem do para-choque dianteiro ao traseiro. O visual traseiro transmite robustez e versatilidade. O para-choque traseiro saliente à carroceria, com a parte inferior em preto fosco, reforça a proteção. Ainda na parte inferior, encontram-se as funções de luz de neblina e de ré perfeitamente integradas, conferindo muita elegância ao conjunto. A tampa do porta-malas está emoldurada pelo teto com ondulação dinâmica, pelas lanternas traseiras solidamente fixadas na carroceria, que trazem flutuando em seu interior uma identidade visual (que remete às “garras” do leão) iluminadas por LEDS, e pelo piso baixo do porta-malas, que facilita o seu carregamento. COMPORTAMENTO DINÂMICO O Peugeot 2008 é dotado de um comportamento dinâmico de referência. A começar pela motorização. Em sua versão topo de gama, o crossover ganha o motor turbo THP Flex de 173cv e passa a ser o mais potente SUV do segmento, além de se tornar o primeiro modelo a vir equipado com um propulsor bicombustível de injeção direta com turbocompressor. No desenvolvimento desse motor, que tem classificação “A” no programa de etiquetagem do INMETRO, buscou-se um compromisso equilibrado entre desempenho e economia de combustível. Entre as alterações necessárias para a transformação do THP à gasolina – amplamente utilizado na gama Peugeot – em bicombustível está o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibração foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e a preferência dos consumidores por motores que ofereçam boas retomadas de velocidade. VERSÕES DE ACABAMENTO E CORES O Peugeot 2008 está disponível em três versões de acabamento: Allure e Griffe, ambas equipadas com o motor 1.6 l 16V Flex e transmissões manual e automática, Griffe THP, atrelada à caixa manual de seis velocidades.