Cidades

Em reunião com novas gestões, Lindeiros alinha ações com Administração Municipal de Medianeira

Com as eleições municipais em 2020 e a troca de gestores em alguns municípios da região, assim como substituição de equipes de trabalhos das prefeituras, o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu mantém uma série de contatos com as administrações municipais para alinhar ações e trabalhos. Nesta terça-feira (09), foi mantida reunião no município de Medianeira, entre a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, om o prefeito, Antonio França, vice-prefeito, Evandro Mees e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Hanzen.

Foi a primeira reunião da nova gestão de Medianeira, individualmente, com o Conselho dos Lindeiros e, na pauta esteve a entrega do termo de doação da árvore digital ao município, além de serem discutidas todas as parcerias e convênios ativos, além de iniciativas a serem implementadas no município para 2021 e 2022.

 

Árvore digital

Iniciativa do Lindeiros e Itaipu, em 2018, e com renovação em 2020, 17 árvores solares digitais foram instaladas nos 16 municípios lindeiros, como forma de incentivo ao uso de espaços públicos e a disponibilização de internet gratuita à população. Medianeira também conta com esta estrutura e há vontade de ampliar o atendimento por meio desta ferramenta, que contém placas fotovoltaicas para captar a energia solar e disponibilizar ao carregamento de celulares e equipamentos eletrônicos. As árvores digitais são equipadas com sinal de Wi-Fi, e cada uma comporta até cem dispositivos móveis conectados ao mesmo tempo, o que é feito em forma de link dedicado, ou seja, conexão exclusiva, conforme Sandra Finkler.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do município destaca, dentre outros projetos, que começou-se a olhar de uma maneira diferente quanto à utilização da árvore digital. “A ideia é implantar outras estruturas destas no município, em locais onde possibilite ampliar o contato da população, servindo, inclusive para acesso a estudos”, ressalta.

 

Outros projetos

Dentre os projetos discutidos esteve em pauta a deliberação sobre a Câmara Técnica de Turismo, Câmara Técnica de Artesanato e participação no projeto Mais Verão, assim como parceria entre o Conselho dos Lindeiros e Itaipu para asfaltamento no interior do município, o que beneficiaria o agronegócio. Inovação, tecnologia, governança e outros projetos também foram discutidos.