Cidades

Santa Helena passa a contar com Psiquiatra para atendimentos via SUS

A secretaria municipal de Saúde credenciou nesta semana, a psiquiatra Nadhyne Remonti, para integrar a equipe multiprofissional que atua no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial e também para atendimentos clínicos em geral. Primeiramente, serão priorizadas as crianças e adolescentes que já são atendidos pelo CAPS principalmente no que tange as suspeitas de transtorno do espectro autista, psicose infantil e tentativas de suicídio. Outros pacientes com esquizofrenia ou psicose que tenham dificuldade de locomoção para irem até as consultas fora do município, também serão público prioritário.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Cristiani Mozer Binko, o fortalecimento do CAPS e a implementação de atendimentos em saúde mental é uma das prioridades da administração municipal. "A chegada da Dra. Nadhyne é uma grande conquista para a saúde pública, ela fará 16 horas semanais, dividindo seu atendimento entre pacientes do CAPS, elaboração de protocolos, consultas ambulatoriais e até mesmo capacitações nas unidades de saúde", explica.

A contratação atende também a uma exigência do Ministério da Saúde que determina permanência de equipes multidisciplinares nos CAPS municipais e também consta como meta da gestão Zado e Dinho Maraskin, conforme prevê o Plano de Governo.

De acordo com Nadhyne Somacal Remonti todos os pacientes serão atendidos com muita dedicação e profissionalismo tanto no CAPS quanto nas consultas ambulatoriais. "Fui muito bem recebida aqui em Santa Helena, que é a minha terra natal, e espero contribuir com a saúde pública do Município estando à disposição de toda a população", afirma a profissional.