Noticias

Parque Nacional do Iguaçu é aberto todos os dias do ano

O Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu, pode ser visitado todos os dias, das 9 às 17 horas, por turistas que vêm de localidades do mundo todo. Mesmo com as cheias do Rio Iguaçu, a visitação é normal. Independentemente do tempo, bom ou ruim, as Cataratas estão à disposição dos visitantes.
 
Dirigido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque foi criado em 1939 e abriga o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. Situa-se na fronteira entre Brasil (Foz do Iguaçu – Paraná) e Argentina e possui 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas. Em 1986, foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Desde o ano 2000, a unidade de conservação passou a oferecer novos serviços, com a Concessionária Cataratas S/A, incluindo um moderno sistema de transporte e um Centro de Visitantes, localizado em área externa da reserva.
  [caption id="attachment_5170" align="aligncenter" width="960"]Fotografia registrada na terça-feira, 8 de julho de 2014 Fotografia registrada na terça-feira, 8 de julho de 2014[/caption]
AS CATARATAS DO IGUAÇU
A palavra Iguaçu significa "água grande", na etimologia tupi-guarani. As Cataratas são formadas pelas quedas do rio Iguaçu e sua formação geológica data de aproximadamente 150 milhões de anos, porém, a formação do acidente geográfico se iniciou há aproximadamente 200 mil anos.
 
A altura das quedas varia de 40 a 80 metros. Dependendo da vazão do rio, o número de saltos varia, atingindo um número superior a 100 nos períodos de média vazão. No dia 9 de junho deste ano, foi registrado o maior volume d´água já visto pelo homem nas Cataratas, com 46 milhões de litros por segundo. A marca superou a registrada no ano de 1983, quando o atrativo atingiu 35 milhões de litros. A vazão normal é de 1,5 milhão de litros por segundo.
 
Os principais saltos são 19, cinco deles do lado brasileiro (Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União) e os demais no lado argentino. A disposição dos saltos, com a maior parte deles no lado argentino e voltados para o Brasil, proporciona a melhor vista para quem observa o cenário a partir do Brasil.
 
Ingressos – Os ingressos para visitar o Parque Nacional do Iguaçu podem ser adquiridos pelo site: www.cataratasdoiguacu.com.br (pagamento somente com cartão de crédito Visa ou Mastercard) ou no dia da visita nas bilheterias do Centro de Visitantes (pagamento com cartão de crédito, débito ou efetivo – real, dólar, peso, guarani). O valor é o mesmo. Quem adquire ingresso online tem 10% de desconto nas lojas de lembranças e no Restaurante Porto Canoas.