Cidades

Administração participa da inauguração de usina fotovoltaica no CTA de Assis Chateaubriand

O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, participou, na manhã de quinta-feira (16), da inauguração da usina solar Nelson Paludo, localizada no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA), de Assis Chateaubriand. O evento contou com a presença de autoridades e de líderes do setor agropecuário, a solenidade marcou o início definitivo de uma nova realidade: a geração de energia renovável no campo, como forma de produzir com sustentabilidade e garantir a viabilidade dos negócios, reduzindo os custos de produção.
Estavam presentes os secretários de Estado Guto Silva (Casa Civil), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Marcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) e Marcel Micheletto (Administração e Previdência). Entre os parlamentares, discursaram o deputado federal Sérgio Souza e o deputado estadual Anibelli Neto. Também presente o deputado estadual, Marcio Pacheco. O evento também registrou a presença de inúmeros prefeitos e vereadores da região, de presidentes de sindicatos rurais e do ex-diretor da Itaipu Binacional, Jorge Samek.
Orçada em R$ 1 milhão, a usina é constituída por 304 painéis solares fotovoltaicos, com potência de 135 kWp (quilowatts pico), que podem gerar 160 mil kHw/h (quilowatts/hora) por ano.
Para se ter uma ideia, o consumo médio mensal de energia elétrica no CTA de Assis e em 19 unidades do Sistema FAEP/ Senar-PR é de 14 mil kHw/h. As projeções são de que o complexo gere uma economia média de R$ 113 mil por ano.
No terceiro mês de geração – entre 31 de maio a 30 de junho –, por exemplo, os painéis fotovoltaicos injetaram 15,4 mil kWh na rede. Para cobrir o consumo do CTA de Assis Chateaubriand, foram necessários 4,1 mil kWh. Os 11,3 mil kWh que sobraram foram usados para cobrir o consumo de outras 19 unidades do Sistema FAEP/Senar-PR.