Meio Ambiente

Ranking nacional aponta o Paraná líder em sustentabilidade ambiental no País

O Paraná é líder nacional em sustentabilidade ambiental no Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública. O Estado aparece como 1º lugar nesse quesito e 4º colocado na classificação geral.
A publicação foi divulgada na quinta-feira (30), com dados referentes ao ano de 2020. Na edição anterior da publicação, o Paraná configurava em 3º lugar no pilar sustentabilidade ambiental, evoluindo duas posições.
Além do ranking geral, o Centro de Liderança Pública divulgou também um relatório específico de sustentabilidade, que leva em conta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU na Agenda 2030. O relatório completo pode ser consultado AQUI.
A pesquisa tem por finalidade pautar a atuação dos líderes públicos e estimular a otimização da competitividade entre os estados, bem como estabelecer prioridades de gestão para o funcionalismo público.
O resultado final é baseado em 10 pilares separados em 68 indicadores de abrangência nacional e atualização anual. Para a composição de sustentabilidade ambiental foram analisados os indicadores de emissão de CO2, destinação do lixo, serviços urbanos, tratamento de esgoto e perda de água. “Isso mostra que estamos no caminho certo, promovendo o desenvolvimento do Estado, mas também pensando na preservação e recuperação do meio ambiente”, destacou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.