Cidades

Prefeito Valtinho entrega premiação do projeto “MPT na Escola” em Assis Chateaubriand

O auditório do Sindicato Patronal de Assis Chateaubriand foi palco, na manhã de sexta-feira (1), da entrega da premiação municipal do projeto MPT na Escola, desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura e o Ministério Público do Trabalho.
O Prêmio MPT na Escola tem o objetivo de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador, promover ações de reconhecimento e divulgação de trabalhos literários artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos na prevenção e proteção dos direitos das crianças e adolescentes.
Foram premiados os alunos participantes do projeto MPT na Escola, sendo que quatro trabalhos foram classificados na Etapa Municipal e destes trabalhos, dois, irão representar o município na Etapa Estadual.
Neste projeto houve a participação de 14 escolas, com as turmas dos 4º e 5º anos, tendo o envolvimento de professores, coordenadores, diretores, famílias, alunos, que foram peças fundamentais para que esse projeto desse certo, neste ano foram quatro categorias: Conto, poesia, desenho e música. Todos os trabalhos são de autoria dos alunos e com as orientações dos professores.
Alunos das Escolas Paulo Pimentel do Encantado do Oeste na categoria desenho e da Escola Odila de Souza Teixeira na categoria música, irão representar o município na fase estadual.
A Professora Roselaine Aparecida Morilha Rodrigues, orientadora do projeto e diretora da Escola Municipal Dr. Paulo Pimentel – Celma Aparecida Costa, acompanharam Amanda Lucié Gati em todo o desenvolvimento do trabalho na categoria desenho com o título: Sonho ou Realidade?
 Da mesma forma, Áurea Esser Souza, diretora da Escola Odila de Souza Teixeira, as coordenadoras Pedagógicas: Josiane Aparecida Luiz de Lima e Ana Lúcia Serra de Mello e ainda a professora orientadora do Projeto na escola, Valéria Regiane Pereira Ferreira acompanharam e orientaram os alunos, Samuel Palharim Alves de Araújo e Sara Rodrigues Barreto, na categoria música com o Título: “Ei você, que também já foi criança!”.
Foi entregue a premiação a todos os alunos das Escolas Municipais que participaram do projeto. “É um tema de extrema relevância principalmente nos dias de hoje, que vivemos a pandemia da Covid-19, e o trabalho infantil infelizmente é uma realidade e temos que saber lidar e para isso, existem ferramentas de proteção e ações como essa. Ações como esta fazem com que a sociedade tenha maior entendimento sobre este assunto. Agora vamos torcer para os alunos que estão na final em duas categorias: desenho e música, estou com uma sensação muito boa e acredito que temos chance de passar para a próxima fase que é nacional em Brasília”, destacou o prefeito Valtinho.
Segundo a secretária de Educação e Cultura de Assis Chateaubriand, Fatima Aparecida Sobral, é um projeto muito importante principalmente pela temática. “Todos nós temos o dever enquanto cidadãos de estar defendendo as nossas crianças da exploração do trabalho infantil, agradeço ao nosso prefeito Valtinho que aderiu ao projeto e a todas as escolas do município que participaram,  estamos muito felizes porque duas escolas municipais estão classificadas para a fase estadual que ocorrerá no dia 8 de outubro,  vamos estar acompanhando e torcendo por elas”, garantiu a secretária Fátima Sobral.
Participaram da solenidade de premiação, o presidente da Câmara, Matheus Henrique Ribeiro Marques, vereadores Francisco do Nascimento e Valdemar Melato; secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Alessandro Bahia Nunes; secretário de Habitação e Assuntos Comunitários, Ademir Adilson Dioto; secretária de Assistência Social e da Mulher, Izabel Cristina Pereira Claro; secretária de Desenvolvimento Econômico Inovação e Projeto Estratégicos, Milene Cristina Aleixo Ferreira Angeleli; secretário de Governo, Claudenir Honório da Silva; presidente do Conselho Municipal de Educação, Sandra Mara Ricci Pocai, além de diretores, professores, equipe pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura, pais ou responsáveis dos alunos.