Cidades

Encontro reúne COSEMS/PR e secretários municipais da 20ª Regional em Toledo

Toledo foi escolhido para sediar o encontro do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS/PR) e do Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (CRESEMS) da 20ª Regional de Saúde. O evento aconteceu no Auditório Acary de Oliveira, nesta quarta-feira (06), e contou com a participação de diretores do órgão estadual, entre eles o presidente da entidade, Ivoliciano Leonarchik, e gestores municipais da região.

 

Anfitrião do ato, o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, abriu a programação exaltando a importância da boa gestão na saúde pública e a dedicação a melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Precisamos produzir boas políticas, ser favoráveis ao desenvolvimento e avanços na geração de emprego e renda para podermos colocar a economia a serviço da vida”, Lunitti ainda reforçou o papel Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos hoje uma das melhores políticas de saúde pública do mundo e vocês precisam ser ordenadores dela em suas cidades”, disse.  

 

Para a secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, foi uma honra receber os técnicos da 20ª Regional, em especial a secretária de Saúde de Marechal Cândido Rondon e presidente do CRESEMS, Marciane Specht, e o presidente do COSEMS/PR, secretário de Saúde de Mangueirinha, Ivoliciano Leonarchik, para um momento tão relevante. “É importante porque começamos a retomar as ações dentro dos municípios. Aqui trocamos experiências de como voltar ao que tínhamos antes deste período de pandemia. Muitos gestores assumiram neste tempo turbulento e agora já é o momento de se implementar ações além do combate ao coronavírus, que foi o grande foco destes primeiros meses do ano”, disse.

 

Esta retomada da atenção primária, com suas dificuldades e potencialidades do pós pandemia, foi destacada pelo presidente do COSEMS/PR. De acordo com Ivo Leonarchik, faz parte do trabalho da entidade fomentar estes momentos para discutir o atual cenário da saúde no Paraná. “Foram momentos difíceis, mas enfrentados com galhardia pelos 399 municípios paranaenses. Estar em Toledo e colher experiências, observar o desejo dos gestores em fazer melhor, nos deixa satisfeitos. A população deverá ter grandes conquistas a partir deste dia tão produtivo”, concluiu. 

 

Sobre o órgão - O COSEMS/PR é uma entidade que representa os interesses das secretarias municipais de todo o Paraná e congrega todos os secretários como seus membros efetivos. É uma entidade permanente de intercâmbio de experiências e informações, com o intuito de promover o fortalecimento da política de saúde das Secretarias Municipais nas esferas municipal, estadual e federal.