Cidades

Conferência discute desafios para pessoas com deficiência em Santa Terezinha de Itaipu

O município de Santa Terezinha de Itaipu promoveu na quarta-feira (6), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.  Com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência”, representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada se reuniram de forma presencial para debater os principais desafios e decidir as prioridades para as políticas públicas relativas a este público.
Durante a conferência, foram realizadas a leitura e aprovação do regimento interno, palestra magna ministrada pela Dra. Julianea Domingues, graduada em Serviço Social, mestre em Gestão de Políticas e doutora em Política Social e Direitos Humanos. A programação contou ainda, com apresentação de trabalhos por eixo, apresentação e votação das propostas e a escolha dos delegados para a V Conferencia Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 
Os eixos temáticos apresentados foram: Eixo 1:  Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurada à participação das pessoas com deficiência; Eixo 2: Acesso das pessoas com deficiência para a construção de Políticas Públicas; Eixo 3:  Financiamento de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência; Eixo 4:  Acessibilidade e Tecnologia Assistiva. "A conferência é um espaço de escuta, de avaliação e de construção de propostas para assegurar o cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência. Dessa maneira, é extremamente importante fortalecer o diálogo e entender as políticas públicas a nível municipal e estadual", destacou a secretária de Assistência Social, Ellis Regina Eberhard.