Saúde

Consórcios de saúde visitam sede do Consamu

Representantes de cinco consórcios de saúde da região Centro-Oeste do Estado, localizados na área de abrangência de Guarapuava, visitaram o Consamu para conhecer a estrutura e metodologia de trabalho desenvolvidas na região Oeste do Paraná. 
O grupo foi recepcionado pelo prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti, e também pelo diretor-geral João Gabriel Avanci, bem como demais integrantes da diretoria do consórcio oestino. 
A intenção dos consórcios da região Centro-Oeste, que congregam 20 municípios, é serem unificados, o que representará mais eficiência, racionalização dos trabalhos e economia de custos, a exemplo do que ocorre com o Consamu. 
O Cispag, sediado em Guarapuava, compreende três municípios; o Ciscentroeste abrange 13 municípios; o Ciscop tem seis municípios e o Consórcio Interregional de Pitanga conta com três municípios. Alguns municípios pertencem a dois ou mais consórcios. 
De acordo com Carlos Vinicius Sbardelotto, diretor da Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, o processo de unificação está avançado e a nova estrutura abrigará as redes de urgências, emergências e também de especialidades. “O exemplo da regionalização do Consamu servirá de inspiração para nós”, observou. 
Somente Guarapuava possui unidade do Samu, que é municipal, e os demais 19 municípios não possuem estrutura semelhante, mas passarão a contar com atendimento descentralizado assim que o processo for concluído. “Verificamos que a população só tem a ganhar com o processo de unificação, pois os gestores ofertarão a seus munícipes uma melhor qualidade de atendimento”. 
Para Giacometti, o exemplo do Consamu, que congrega 43 municípios, representa um grande avanço, pois o grande número de cidades o torna mais eficiente e robusto. “Aqui, um município ajuda o outro, independentemente de seu porte ou capacidade financeira”, destacou.