Cidades

São Miguel do Iguaçu e UTFPR se unem pelo avanço do município

O prefeito de São Miguel do Iguaçu, Boaventura Manoel João Motta, e o vice-prefeito Cláudio Rodrigues, receberam no Gabinete da administração, na manhã de quarta-feira (13), o diretor-geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Medianeira, Prof. Dr. Cláudio Leones Bazzi e o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Fernando Schütz, onde debateram parcerias para atender, principalmente, a comunidade menos favorecida.
O diretor informou que a visita teve por objetivo colocar a Instituição à disposição do Governo Municipal para desenvolvimento de projetos de interesse do município. “Estamos nos aproximando dos municípios da região para conscientizar as pessoas de que a Universidade é um espaço aberto para todos”.
O primeiro grande projeto que deverá ser colocado em prática é treinar os 60 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atendem as famílias do município. Eles irão receber todas as informações sobre como funciona o ingresso de estudantes no Ensino Superior Público, gratuito. Depois disso, vão repassar essas informações às famílias quando de suas visitas regulares.   “A comunidade em geral, desconhece as diversas maneiras de se chegar a uma faculdade pública. Além do vestibular, existem outras maneiras como o Exame do Ensino Médio (ENEM), o Sistema de Seleção Unificada (SISU) e também o Fundo de Investimento ao Ensino Superior (FIES)”, explicou o professor Cláudio.
A secretária de Educação, Eliete Maria Bortoluzzi, salienta que essa parceria vem favorecer o conhecimento das pessoas de nossa comunidade. “É o algo a mais, tão importante na educação. Vemos que muitas vagas de emprego não são preenchidas por falta de profissionais. Investir nisso é fundamental”.
Também estiveram presentes no encontro, o secretário de Administração, Marcelo Martins de Castro; a secretária de Assistência Social, Adriana da Silva Motta; o assessor jurídico, Solano Gabriel Cecchin Prates e a diretora de Educação, Solange Gamba Motta.