Variedades

Dicas de especialista: Como economizar gás de cozinha

Engenheiro mecânico alerta que é necessário mudar alguns hábitos no cozimento dos alimentos

Com a oscilação constante no preço do gás de cozinha os usuários precisam buscar alternativas para economizar. Para conseguir reduzir o consumo e evitar estourar o orçamento, o ideal é mudar alguns hábitos.

De acordo com Henrique Rissá, engenheiro mecânico e professor do curso de Engenharia Mecânica da Pitágoras Unopar, um dos principais aspectos para conseguir economizar é planejar a alimentação. "Quando se planeja o que vai cozinhar você consegue utilizar as panelas corretas e sabe o tempo exato de cozimento dos alimentos. Um ponto fundamental para conseguir economizar gás durante o cozimento é utilizar panelas com tampa, pois perde-se muito calor ao cozinhar com as panelas destampadas. Outro ponto de atenção é em relação ao uso do forno. Quando for utilizá-lo evite ficar abrindo o compartimento toda hora, pois toda vez que ele é aberto o calor acaba saindo, fazendo com que o alimento demore mais para ser finalizado, consequentemente acaba consumindo mais gás", explica o professor.

O professor elenca outras dicas para economizar no consumo de gás:

• Opte por utilizar panelas de pressão: Sempre que a receita permitir, cozinhe na pressão. A panela é ótima para receitas práticas de um só recipiente e é uma das maneiras mais eficientes de economizar gás de cozinha.

• Mantenha portas e janelas fechadas: Locais com correntes de ar também prejudicam o cozimento, pois diminuem a potência da chama e acaba demorando mais o tempo de cozimento do alimento. Se possível, não instale seu fogão onde tiver correntes de ar. Caso a sua cozinha tenha corrente de ar feche portas e janelas para acelerar o processo e economizar.

• Fique atento as chamas do fogão: O ideal é que elas sempre estejam azuis. Se estiverem amareladas ou alaranjadas, é porque os bocais estão sujos ou não estão funcionando corretamente, gerando mais consumo de gás.

• Organize os ingredientes e a cozinha: É fundamental o planejamento. Sempre lave e pique os alimentos antes de começar a cozinhar, evitando que deixe algo no fogo dourando ou refogando, por mais tempo do que o necessário.

• Deixe os alimentos de molho antes do cozimento: Sempre antes de cozinhar grãos como feijão e o grão-de-bico, deixe-os de molho por, pelo menos, 12 horas. Dessa forma, os grãos ficam mais macios, facilitando ainda mais o cozimento.

• Use as bocas corretas: Colocar uma panela pequena em uma boca grande é desperdício do seu gás de cozinha. Fique atento para economizar.

• Cozimento a vapor: Cozinhar legumes, por exemplo, numa espagueteira metálica em cima de uma panela de arroz, gasta a mesma quantidade de gás para cozinhar os dois alimentos.

Sobre a Unopar

Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu. 

Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel, Paranaguá e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  

Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: https://www2.unopar.br  

Sobre a Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse: https://www.faculdadepitagoras.com.br e https://blog.pitagoras.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 920 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.544 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br