Noticias

Equipes são classificadas para a próxima etapa do Ideathon 2021

Nesta quarta-feira (20), durante a Semana de Ética, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), foram revelados os times finalistas do Ideathon, uma maratona de gamificação organizada pela Associação Profissional dos Geógrafos do Estado do Paraná (Aprogeo-PR).

A maratona de inovação gamificada que começou ainda em agosto deu aos participantes o desafio de eles criarem uma ideia de game baseada em dois eixos temáticos: ética e fiscalização. O objetivo, segundo Jorge Campelo, presidente da Aprogeo-PR, era incentivar os participantes a pensarem essas temáticas com um novo olhar, otimizando as formas de entender e disseminar estes assuntos para toda a sociedade.

“Desde agosto, realizamos mentorias semanais, lives e disponibilizamos a plataforma Classcraft para o desenvolvimento dos projetos. Aproveitamos, portanto, o encerramento da Semana de Ética do Crea-PR para promover o Desafio de Ética, criado em paralelo à programação da Semana e do World Ethics Day 2021 para fechar este dia especial com chave de ouro.”, revela Jorge.

Nesse sentido, as equipes tiveram até cinco minutos para apresentarem as ideias desenvolvidas. Depois, o material foi divulgado no canal do YouTube do projeto e, também, submetido a avaliação de uma banca avaliadora.  

“Dentre os critérios avaliados, levamos em conta quesitos como viabilidade, integração com o tema, game play (interesse pelo jogo) e questões ligadas ao projeto em si. Foi uma oportunidade bacana de envolver as pessoas interessadas em solucionar problemas e desenvolver soluções inovadoras para questões específicas de forma ágil e gamificada”, completa Jorge.

No total, quatro equipes apresentaram seus projetos, sendo duas de Maringá, uma de Sarandi e uma da Bahia. Após o pitch realizado durante a Semana de Ética, os participantes receberam uma devolutiva da banca avaliadora para aprimorarem detalhes até a data da apresentação final, marcada para o dia 27 de outubro. As equipes concorrem a prêmios de até 10 mil reais e as instituições de ensino que tiverem alunos inscritos, concorrerão a uma licença anual da plataforma Classcraft.

Sobre o Ideathon 2021
Organizado pela Aprogeo-PR e correalizado pelo Crea-PR, o Ideathon teve a cidade de Maringá como foco no storytelling repassado aos participantes. A história se dá em 2099, com três personagens principais: um grande empreendedor do ramo imobiliário, um profissional de extrema competência e extremamente qualificado que atua no setor da construção civil e um fiscal experiente. Cada etapa da maratona é como se fosse uma fase a ser cumprida, revelando os vínculos com a veia da gamificação. 

Para mais informações sobre os projetos apresentados e as equipes participantes, basta acessar o site https://ideathon.aprogeopr.org.br/.