Cidades

Programa União faz a Vida em Assis Chateaubriand, faz evento de encerramento de projetos

Na manhã desta segunda-feira (29), foi realizado o encerramento oficial dos projetos do Programa A União Faz a Vida. O programa é uma iniciativa da Cooperativa Sicredi em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o intuito de disseminar a essência do cooperativismo por meio dos princípios de cooperação e cidadania, tornando-se uma importante ferramenta para alcançar o desenvolvimento social nas regiões em que atua. Além disso, o Programa também tem como princípio, sensibilizar a população acerca de seu potencial de atuação, como agentes de transformação positiva da realidade.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Fátima Sobral, contextualiza a importância do Programa no Município: “O Programa parte da curiosidade das crianças, os professores as levam ao redor da escola, em sua comunidade para as crianças observarem algumas problemáticas e por meio dessa observação é escolhido o tema. Por exemplo, na turma de educação infantil da Escola Municipal Cherlei Coutrin de Oliveira, o tema escolhido foi Animais, em consequência das crianças terem observado ao redor da escola animais abandonados e sem alimento, dessa forma, foi proposto pela professora da turma, campanha de arrecadação de ração e materiais para produção de casinhas, resultando em 225 quilos de ração e 4 casinhas para cachorros, que foram destinadas a APASBAC (Associação de Proteção aos Animais Socorro Bicho de Assis Chateaubriand). Todos os projetos realizados em nosso município, mesmo sendo iniciado em período de pandemia, foram valiosos para o processo cooperação”, destacou Fátima

“Parabenizo todos os professores, alunos e apoiadores no desenvolvimento dos projetos do Programa A União Faz a Vida. É gratificante observar o espírito de cooperação sendo levado para as nossas crianças da rede municipal de ensino. Meu agradecimento ao Sicredi por ter implantado o Programa em nosso Município, como forma de aprimorar valores”, frisou o prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho.

A Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Claudia Bonatti, frisou sobre a importância do programa.  “Esse programa é encantador, ele tem a finalidade de trabalhar com as crianças, a cooperação em cada lugar, quem escolhe o que vai estudar é o aluno com o professor. Os projetos realizados na rede municipal de ensino (educação infantil), objetivou construir, vivenciar atitudes, valores de cooperação e cidadania”, disse Cláudia.

Contando com a presença de Claudenir Honório da Silva da, Secretário de Governo, Izabel Cristina Pereira Claro, Secretária da Assistência Social e da Mulher e Milene Cristina Aleixo Ferreira Angeleli, Secretária Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação e Projetos Estratégicos, presidente da Câmara Matheus Henrique Ribeiro Marques, vereador Joaquim Martins Cardoso, Velândia Belino, Eleandro Piveta, gerente da Cooperativa Sicredi de Assis Chateaubriand, Assessora Pedagógica do Programa A União Faz a Vida: Norma Beatriz Porto Silveira Frost, alunos da educação infantil, familiares e  professores.

 

Escolas e CMEIs e os projetos desenvolvidos:

Escola Municipal Mercedes Carrilho: “Do plantio à mesa" – Educação Infantil 5 (matutino);

Escola Municipal Cherlei Coutrin de Oliveira: “Meu amigo animal” – Educação Infantil 4 e 5 (matutino e vespertino);

Escola Municipal Ney Braga: “Em casa também se aprende” e “Aproveitando meu tempo em casa” – Educação Infantil 4 e 5 (matutino e vespertino);

Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado: “O que você faz em casa?” – Educação Infantil 5 (matutino);

CMEI Professora Sueli Dos Santos Henrique: “Os chás e sua inserção na rotina dos bebês” – Berçário (integral);

CMEI Edson de Souza Albuquerque: “Horta no CMEI” e “Jardim e sua importância” – Maternal I e III (integral);

CMEI Recanto Criança Sorriso: “Trabalhando solidariedade no âmbito escolar” – Maternal III (integral);

CMEI Criança Esperança: “Horta” – Maternal II e III (integral).