Cidades

Executivo de Corbélia implanta novo sistema de gestão pública

A administração de Corbélia realizou entre os dias 9 a 13 de maio, a implantação do novo sistema de gestão da prefeitura Corbélia. O município está modernizando a gestão pública ao implantar um governo digital. A partir deste mês, a prefeitura contará com a tecnologia 100% em nuvem para gestão pública Atende.Net, desenvolvida pela IPM Sistemas. 
O vice-prefeito e secretário de Fazenda, Dangelles Decki, está empolgado com a entrada na era digital. “Estamos aguardando essa migração de sistema com muita ansiedade e muito bons olhos, devido à melhoria que virá com as funcionalidades licitadas, pela tecnologia inovadora que vai atender os servidores do nosso município e também a nossa população”, salientou Decki.
O processo de migração dos dados do sistema antigo e ultrapassado para a nova tecnologia teve início no dia 29 de abril internamente. No dia 02 de maio, foram realizados os treinamentos dos servidores para operação do novo sistema. Entre os dias 09/05 e 13/05 foi realizado migrado o sistema tributário.  “É de extrema importância que a gente faça essa migração. Sabemos que, nos dias de implantação, tivemos que fechar a Prefeitura, mas, com certeza, isso valerá a pena. Estamos em um momento em que a tecnologia da informação está tomando conta das nossas vidas e esse novo sistema vem para beneficiar os trabalhos da administração municipal e também a comunidade”, comentou Decki. 
A tecnologia de última geração permitirá que os gestores públicos e também a comunidade acessem as informações 24h por dia, a partir de computador, tablet ou celular com Internet, facilitando e agilizando os processos administrativos e também a prestação dos serviços aos cidadãos. “Esse novo sistema trará muita facilidade por ser nativo web, então, em qualquer local que tiver um ponto de acesso à Internet, pelo computador ou mesmo o celular, nós poderemos dar continuidade aos processos, à liberação de processos, o prefeito poderá acompanhar tudo em tempo real em qualquer lugar que ele esteja”, comemorou o vice-prefeito e secretário de Fazenda, Dangelles Decki.
Atendimento modernizado
A modernização da gestão pública corbeliana com um governo digital trará muitos benefícios, tanto aos servidores quanto à população em geral. O sistema Atende.Net, que será implantado na prefeitura, é nativo web (não usa emuladores) e desenvolvido pela IPM em plataforma de cadastro único de dados. “Agora, nós teremos a integração dos cadastros municipais, com todos os sistemas conversando. E isso é de extrema importância para eliminar o uso de papel. A ideia é chegar próximo de 100% dos processos tramitando digitalmente, sem uso de papel, o que garantirá um controle melhor, permitindo saber em qual setor o processo está e quem está responsável para despachar ao próximo setor, de forma que a gente finalize as respostas de maneira interna e externa com mais eficiência”, explicou Dangelles Decki.
Ou seja, os fluxos internos da Prefeitura ficarão mais simples e ágeis, facilitando o trabalho dos Servidores públicos. Como consequência, o atendimento da população será qualificado, ganhando mais celeridade e, também, possibilidade de autoatendimento pela Internet, sem filas nem deslocamentos desnecessários. Ainda, a prefeitura passará a atender as determinações do novo Siafic (Decreto nº 10.540/2020), que entrará em vigor no dia 01 de janeiro de 2023. “Com o sistema da IPM teremos um atendimento melhor para a nossa comunidade, com oferta de mais serviços, que hoje não conseguimos oferecer, e com acesso pela Internet”, finalizou Decki.
Transformação
A transformação da gestão pública para um governo digital será radical, com diversas rotinas da Prefeitura de Corbélia sendo modernizadas com a tecnologia 100% em nuvem da IPM Sistemas. Na área da Saúde, incluirá Agendamentos, Farmácia, Prontuário Médico, Prontuário Odontológico, Imunizações, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, entre outros.
A modernização englobará também os departamentos Almoxarifado, Compras, Licitações e Contratos, Diário Oficial, Escrita Fiscal, Folha de Pagamento, Frota, Gestão Contábil, Financeira e Prestações de Contas, IPTU, ISSQN e Taxas, NFS-e, Ponto Eletrônico, Gestão de Cemitérios, sistema de gestão de Obras e Posturas e Gestão Eletrônica de Documentos (GED), entre outros.
Essa nova realidade administrativa de governo digital com foco no cidadão também contará com Website, Portal da Transparência, Portal do Cidadão e Aplicativo Atende.Net para acesso aos serviços e rotinas pelo celular. Tudo isso permitirá a oferta de diversos serviços para Autoatendimento on-line dos cidadãos, que poderão ter suas demandas atendidas pela Internet, sem pegar filas ou fazer deslocamentos.