Cidades

Escola de Corbélia é premiada em concurso promovido pela Itaipu

Educação de Corbélia comemora resultados da dedicação e criatividade dos alunos. A Escola Municipal São José e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Primeira Infância, localizado no Distrito de Nossa Senhora da Penha, foram os vencedores do concurso de pintura em bueiros/boca de lobo “Um Rio Passa Por Aqui”.
O concurso foi lançado pela Itaipu Binacional, por meio de um Convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural, em comemoração ao Dia Mundial da água, com o objetivo de promover reflexões sobre a segurança hídrica, o uso consciente das galerias pluviais e alertar a população sobre a necessidade do correto descarte de resíduos e também preservação dos rios e córregos.
As instituições de ensino vencedoras do concurso receberam kits pedagógicos, compostos por bolas, petecas, bambolês e caixa de som. As dez unidades de Ensino da Rede Municipal de Corbélia participaram do Concurso, realizando a pintura de aproximadamente 50 bueiros/boca de lobo entre a cidade de Corbélia e os distritos de Nossa Senhora da Penha e Ouro Verde do Piquiri.
A campanha
Municípios escolheram bueiros, de preferência, próximos às escolas. Depois, foi feita uma atividade de limpeza dos bueiros e das bocas de lobo, que precisou ser acompanhada pelos alunos das escolas e, em alguns casos, por pais e pela comunidade. Os resíduos retirados das galerias pluviais foram usados para mostrar a importância do descarte correto do lixo.
Na sequência, o tema precisou ser tratado em sala de aula. Os professores desenvolveram atividades sobre o cuidado com a água, a importância de proteger as nascentes dos rios, o descarte correto e a separação dos resíduos sólidos urbanos, as ações emergenciais das prefeituras em casos de alagamento, entre outros temas.
A última etapa da campanha foi a pintura dos bueiros e das bocas de lobo. Os alunos desenvolveram as artes nos locais, com a frase da campanha “Um Rio passa aqui”. Durante o concurso, participaram várias turmas de várias escolas, mas as prefeituras necessitaram escolher as duas melhores ações, levando em conta a pintura em si e o encaminhamento de todas as atividades. Por fim os trabalhos foram avaliados e os resultados divulgados pela Binacional.