Noticias
Glúten: saiba os mitos e verdades sobre a proteína
Você sofre frequentemente com problemas de diarreia, gases, dor e desconforto abdominal? Saiba que esses são alguns dos principais sintomas da intolerância ao glúten, problema desencadeado em pessoas intolerantes a proteína encontrada no trigo – um dos alimentos mais cultivados no mundo.
“Nos intolerantes, o consumo de glúten faz com que as vilosidades intestinais sejam destruídas, gerando uma atrofia intestinal, o que gera os sintomas de dor e desconforto abdominal”, explica Luciano Sponchiado, médico coloproctologista da Unimed Costa Oeste.
Porém, além dos sintomas mais comuns, a intolerância ao alimento também pode levar a doenças graves, como: anemia, dermatites, osteoporose e até a desnutrição. Segundo o especialista, cerca de 6% da população mundial apresenta restrição ao alimento e destes, 1% sofre de Doença Celíaca, uma síndrome autoimune. “Nos celíacos, as células do sistema imunológico atacam o próprio organismo devido a ingestão do glúten e danificam tecidos saudáveis na tentativa de destruir o que elas avaliam ser um agente infeccioso”, revela.
MUDANÇAS NA DIETA
Após o diagnóstico da doença, que é feito por meio de exames sanguíneos e endoscópicos, o tratamento consiste na retirada de todos os alimentos que contenham glúten do cardápio. “O dano no intestino leva tempo para ser curado e é esse dano que leva aos sintomas, mesmo depois dos alimentos com glúten fora do sistema”, alerta.
DEVO CORTAR O GLÚTEN DA DIETA?
E para as pessoas que não são intolerantes, vale a pena cortar o glúten da dieta? Conforme Sponchiado, não há prejuízos em excluir a substância do cardápio, mas é melhor ter uma alimentação balanceada, que contemple todos os grupos alimentares, do que retirar apenas um ingrediente com o intuito de emagrecer rapidamente ou ser mais saudável. “Ainda há muito a ser descoberto sobre a ação do glúten no corpo humano, mas tudo indica que ele não é totalmente inocente, nem o terrível vilão que se imagina”, finaliza o especialista.
SOBRE A UNIMED COSTA OESTE
Presente em 83% de todo território nacional, a Unimed é a maior rede de assistência médica do Brasil. Com 29 anos de história, a Unimed Costa Oeste tem como objetivo zelar pelo bem estar e saúde de seus clientes. Focada no desenvolvimento da qualidade de vida à comunidade, atua em projetos de responsabilidade social por meio da dança, teatro e de encontros voltados às crianças, idosos, gestantes, hipertensos e diabéticos. Desde 2001, mantém o Selo de Responsabilidade Social. www.unimed.coop.br/costaoeste.