Jornal a Voz do paraná
HomeNoticiasPrimavera exige cuidados especiais com a pele

Primavera exige cuidados especiais com a pele

Primavera exige cuidados especiais com a pele

A primavera, que acaba apenas em dezembro, é a estação mais florida do ano, com temperaturas agradáveis e bonitas paisagens para deleite de nossos olhos. É um ótimo momento para programar passeios ao ar livre, caminhadas, ir a parques, piscinas e clubes. Porém, algumas das características da primavera refletem no bem-estar da pele, que nesse período merece cuidados especiais.

Com as temperaturas mais elevadas, existem alguns cuidados para garantir uma pele hidratada, luminosa e radiante. “Nessa época, a pele transpira mais e é comum às pessoas notarem o aumento da oleosidade e, consequentemente, o surgimento de comedões (cravos) que se tornam mais evidentes para todos os tipos de pele, mas de forma especial para as mais oleosas e com tendência a acne”, ressalta a esteticista Juliana Perardt, especialista em Estética e Saúde e em Cosmetologia, membro da União Internacional dos Profissionais de Estética (UIPE) Brasil, que explica ainda que para manter uma pele saudável e bonita, é essencial a limpeza de pele, que deverá ser feita por uma esteticista, para a retirada dos indesejáveis “cravinhos”.

Juliana Perardt, que é docente do Curso de Tecnologia em Estética da Universidade Paranaense (Unipar) e responsável pelo departamento técnico Delvitta, em Cascavel, dá algumas dicas para manter a pele bem cuidada, protegida e hidratada. “Usar cosméticos hidratantes na face e no corpo é essencial, uma vez que a pele do nosso corpo também envelhece e merece atenção especial, portanto, é necessário hidratá-la assim como o rosto. Aposte nas manteigas e óleos corporais. Eles formam um filme na pele e impedem a evaporação da água para o meio ambiente”.

A esteticista não recomenda o uso de água quente durante o banho. “O ideal é usar água morna, evitar esponjas e usar apenas a espuma do sabonete massageando levemente a região do rosto com as mãos. A associação de sabonete em barra com água quente desidrata a pele. Opte por sabonetes líquidos e diminua a temperatura do banho. Isso vale para o rosto também. De modo geral, usar um hidratante adequado, beber bastante água e usar o protetor solar sempre, são cuidados mais que especiais para curtir essa época do ano sem medo”.

Porém, os cuidados não acabam aí. Na primavera, o sol aparece com mais frequência e o protetor solar é indispensável. “Ao se expor ao sol, usar sempre o protetor solar e evitar os horários de pico, das 10 às 15 horas. Outra dica é beber muita água, pois a pele é um grande reservatório de água – 70% da água estão na Derme e 13% na epiderme, dessa forma, beber bastante água favorece para a saúde e jovialidade da pele. Também vale reforçar que o pólen das flores pode sensibilizar a pele que estando bem cuidada, hidratada e protegida fica menos vulnerável”, diz Juliana Perardt.

CRAVOS E ESPINHAS
Na realidade, o cuidado com os cravos e espinhas não muda de estação para estação. A diferença é que o aparecimento deste problema pode acontecer mais na primavera e verão por causa do aumento da temperatura.

De modo geral, como destaca Juliana Perardt, para cuidados em casa sempre é importante optar por sabonetes, gel ou espuma de limpeza específica para cada tipo de pele, são produtos que farão a limpeza da pele, retirando excesso de suor e óleo sem agredir. Fazer uso de tônico adstringentes livres de álcool, que além de equilibrar o pH, ajuda a controlar os ácidos graxos na pele. “Os cosméticos sempre são bem-vindos, hoje temos várias opções de hidratantes e em diferentes veículos o que favorece desde uma pele seca a uma pele oleosa. Independentemente do tipo de pele, é importante hidratar. A hidratação confere uma pele saudável. Quanto mais hidratada estiver a pele, mais bonita e radiante ela vai ser. Optar por cosméticos que contenham colágeno, elastina, ácido hialurônico, ureia, trealose, glicerina, aquasense, karité, vitamina C, vitamina E, entre outros”.

Rate This Article
Author

notificacao@agenciacaos.com