Jornal a Voz do paraná
HomeHomeSanepar alerta para necessidade de limpar caixas d’água no Litoral

Sanepar alerta para necessidade de limpar caixas d’água no Litoral

Sanepar alerta para necessidade de limpar caixas d’água no Litoral

A Sanepar orienta os veranistas para que providenciem a limpeza da caixa-d’água do imóvel assim que chegarem ao Litoral. Muitas casas permanecem fechadas durante vários meses. Sem uso, a água fica parada no reservatório domiciliar, perde a potabilidade e pode provocar problemas de saúde. A recomendação se estende aos proprietários e imobiliárias que alugam imóveis.

A Sanepar recomenda que a limpeza seja feita semestralmente. As pessoas que estiverem em férias em imóvel alugado devem exigir a garantia de que a caixa-d’água foi limpa. Se necessário, o inquilino deve providenciar a limpeza.

 

Como fazer:

 

1 – Um dia antes da lavagem feche o registro de entrada ou amarre a bóia da caixa. Assim, você vai consumir a água da caixa até atingir a quantidade necessária para a limpeza, evitando o desperdício.

 

2 – Feche a saída com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água na caixa.

 

3 – Lave as paredes e o fundo da caixa com uma esponja ou escova. Não utilize sabão nem detergente.

 

4 – Abra a saída da caixa para que escorra toda a água da lavagem. Usando um balde e uma pá de plástico, retire a água e os resíduos que restarem.

 

5 – Abra o registro de entrada de água, encha a caixa até a metade. Feche novamente o registro e a saída da caixa-d’água. Em seguida, adicione água sanitária (10 colheres de sopa para 500 litros; 15 colheres de sopa para 750 litros; 20 colheres de sopa para 1.000 litros).

 

6 – Lave novamente as paredes e o fundo com uma esponja ou escova nova e limpa.

 

7 – Abra a saída da caixa e as torneiras da casa, deixando toda a água da lavagem sair. Para evitar o desperdício, guarde essa água em baldes para lavar pisos e calçadas.

 

8 – Limpe a tampa da caixa e coloque-a no lugar. Também é importante colocar um filtro (tela de nylon) na saída do cano extravasor ou cano-ladrão, que é aberto quando a caixa-d’água está muito cheia. Geralmente, ela fica no lado exterior do telhado. Com a tampa e o filtro evita-se a entrada de insetos e pequenos animais na caixa-d’água.

 

9 – Para evitar o acúmulo de ar no encanamento da casa abra as torneiras até que a água comece a sair.

 

10 – Abra o registro de entrada da água e deixe a caixa encher.

 

Nunca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza. Bastam água e água sanitária. Os detalhes sobre como fazer a limpeza estão disponíveis no site http://www.sanepar.com.br. Na aba Clientes, clique em Todos os Serviços e veja em Limpeza da Caixa d’Água.

Rate This Article

avozdoparana@jornalavozdoparana.com.br