Jornal a Voz do paraná
HomeHomeAgronegócio homeSetenta lideranças cooperativistas se reúnem em Laranjeiras do Sul

Setenta lideranças cooperativistas se reúnem em Laranjeiras do Sul

Setenta lideranças cooperativistas se reúnem em Laranjeiras do Sul

O município de Laranjeiras do Sul recebe, nesta quarta-feira (11), a segunda pré-assembleia do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Sistema Ocepar) do Núcleo Sudoeste. O evento acontece com a presença de 70 lideranças cooperativistas de 15 cooperativas dos ramos agropecuário, crédito, saúde e transporte, no auditório da Cooperativa De Produtores De Sementes (Coprossel), que, juntamente com a Sicredi Grandes Lagos, é anfitriã da reunião.

Ao fazer a abertura, Paulo Pinto, presidente da Coprossel ressaltou o importante trabalho realizado pelo Sistema Ocepar, por meio da liderança do presidente José Roberto Ricken, no atendimento das demandas das cooperativas. “Temos no sistema o apoio necessário para podermos continuar investindo e crescendo. Essa sistemática adotada em realizar as pré-assembleias é prova da transparência do trabalho que vem sendo feito. Nós, em particular, junto com o Sicredi Grandes Lagos, ficamos extremamente felizes em poder receber tão importante reunião das cooperativas do Sudoeste”, disse. Já o presidente da Sicredi Grandes Lagos, Orlando Muffato, afirmou que, pelo número de lideranças presentes e de diversos ramos, “Podemos afirmar que, hoje, Laranjeiras do Sul é a Capital do Cooperativismo. E temos orgulho de fazer parte deste sistema, que tantas transformações realiza nos municípios onde está presente”, disse o presidente.

Já o coordenador do Núcleo Sudoeste, diretor da Ocepar e presidente da Sicredi Parque das Araucárias, Clemente Renostto falou sobre o trabalho que vem sendo realizado na região com o propósito de buscar soluções para as demandas do setor. “O Sistema Ocepar dá o exemplo para outros estados ao decidir em realizar uma gestão mais participativa da base. Essas pré-assembleias contribuem muito para poder informar melhor sobre tudo que o sistema realizou e pretende realizar ao longo de 2020. Aqui é o momento de tomarmos as decisões necessárias sobre os mais diferentes temas. Também vamos indicar hoje o novo membro do Conselho Fiscal da Ocepar a ser indicado pelo Núcleo Sudoeste e que será referendado na Assembleia Geral do Sistema Ocepar em abril”, frisou. A médica Wemilda Marta Fregonese Feltrin, presidente da Unimed de Francisco Beltrão, foi indicada por unanimidade na pré-assembleia como indicada do Sudoeste para ocupar o cargo de Conselheira Fiscal da Ocepar.

Durante a pré-assembleia em Laranjeiras do Sul também aconteceu a assembleia geral do Sindicato das Cooperativas Agropecuárias do Sudoeste (Sincoopar), presidido por Nelson de Bortoli, que também é presidente da Camisc, cooperativa de Mariópolis.

Após a apresentação das cooperativas anfitriãs, Coprossel e Sicredi Grandes Lagos, o presidente do Sistema Ocepar fez um relato sobre os principais pontos que estão no “radar” do sistema cooperativista paranaense, especialmente na representação política junto ao Congresso, numa parceria proativa com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). “Conseguimos avançar muito nesta representatividade parlamentar com a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), onde vários pleitos do setor estão sendo aprovados em Brasília. Também temos uma interlocução próxima do governo do estado, onde pudemos, em conjunto com a Faep e outras entidades, conquistas o status de livre de aftosa sem vacinação que irá beneficiar diretamente nossas cooperativas”, frisou.

Para Ricken, se tem algo que preocupa a sociedade e também o setor produtivo é o Covid-19, conhecido por coronavírus, agente viral que está se espalhando pelo mundo e já chegou no Brasil, onde até ontem (10), já haviam sido confirmados 34 casos e 890 suspeitas das doença. Na avaliação do dirigente, “o coronavírus é um problema de saúde e de mercado. Pode ter exagero sobre a doença, talvez, mas estamos presenciando todas as consequências nas relações comerciais e nas bolsas de valores. Precisamos debater melhor este assunto e termos estratégias para podermos enfrentar o que vem pela frente de uma forma estratégica, sem impactar tanto o crescimento alcançado pelo setor na última década”, destacou.

Após a fala do presidente Ricken, os superintendentes Robson Mafioletti, da Ocepar, Leonardo Boesche, do Sescoop/PR, e Nelson Costa, da Fecoopar, respectivamente, realizaram apresentação de um resumo dos trabalhos executados no ano de 2019 e metas para o ano de 2020, com apoio do gerente Técnico da Ocepar, Flávio Turra, da gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Emília Pereira, do gerente Anderson Lechechen, da Fecoopar, e dos coordenadores Alfredo Kugeratski, Carlos Gonçalves e Samuel Milléo Filho. Também acompanha essas pré-assembleias o jornalista Alexandre Salvador, da Rádio Paraná Cooperativo.

Rate This Article

avozdoparana@jornalavozdoparana.com.br