Jornal a Voz do paraná
HomeNoticiasTurismo: Parque Nacional do Iguaçu celebra 80 anos

Turismo: Parque Nacional do Iguaçu celebra 80 anos

Turismo: Parque Nacional do Iguaçu celebra 80 anos

O Parque Nacional do Iguaçu completou 80 anos de criação na quinta-feira (10). A data foi comemorada com bolo para todos os funcionários da unidade de conservação e convidados, teve shows musicais e contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do governador do Paraná, Ratinho Junior, entre outras autoridades.
A unidade de conservação, que abriga as Cataratas do Iguaçu, é referência na preservação da biodiversidade e no turismo sustentável. Para o ministro Ricardo Salles, o trabalho realizado Parque Nacional do Iguaçu é um modelo. “Esses 80 anos do parque e os 20 anos da concessão deram esse exemplo para o Brasil, para o mundo, de conservação, de parceria público-privada, de soluções de conservação ambiental advindas do bom sucesso da gestão eficiente”, revelou o ministro.
Destino e tendências
O turismo de natureza está em crescimento e continuará crescendo nos próximos anos, apontam as principais pesquisas internacionais do setor. O governador Ratinho Junior disse que vai melhorar a infraestrutura para o atendimento dos turistas que visitam Foz do Iguaçu. “Se nós somos o segundo destino turístico de estrangeiros do país, não ter um aeroporto que desça um voo internacional, isso não é lógico, então isso tem que ser uma prioridade do estado do Paraná. Não é lógico você não ter um acesso duplicado para chegar até aqui. Precisamos criar um ambiente para atender de forma moderna o nosso turista.”
De acordo com Ivan Baptiston, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, a unidade de conservação tem feito o seu papel. “Ao mesmo tempo que recebemos com qualidade quase dois milhões de visitantes, também nos orgulhamos muito de estar construindo uma agenda positiva de conservação da natureza. A prova disso é a presença cada vez maior das onças-pintadas, símbolo brasileiro de conservação da biodiversidade, que praticamente dobrou sua população dentro do parque nos últimos dez anos”, destacou.
Presente na comemoração, o governador do Paraná, Ratinho Junior ressaltou que em sua gestão, todo o planejamento da infraestrutura será feito de forma a alinhar a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico do Estado, visando sempre a geração de emprego, renda e riquezas para a população. “O Parque Nacional do Iguaçu é a prova máxima de que isso é possível. Talvez não tenha um projeto de tanto sucesso como esse, que preserve a natureza e promove a economia”, afirmou o governador.
Visita técnica
O ministro Ricardo Salles fez uma visita técnica à Trilha das Cataratas com sua equipe, acompanhado dos servidores da administração do parque, ICMBio e diretores da Cataratas do Iguaçu S.A., empresa que faz a gestão da visitação turística. Na ocasião o ministro conheceu o projeto para revitalização das Trilhas das Cataratas.
O ministro reconheceu a necessidade de melhorias, gostou do zelo do parque e convocou a equipe da unidade e do ministério para acelerar os trâmites e entendimentos. “Nós temos que destravar os investimentos para o turismo, temos que incrementar esse turismo. Este modelo do parque é um modelo que nós queremos para o Brasil. Inclusive aqui temos que potencializar todas as oportunidades”, finalizou.
PNI
O Parque Nacional do Iguaçu, criado em 10 de janeiro de 1939, pelo Decreto N° 1.035, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil. O Parque Nacional protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção. Com bons resultados, a população de onça-pintada, animal símbolo do parque, cresceu cerca de 70% nos últimos anos.
Já a visitação turística, que colabora para o desenvolvimento da economia local e regional, atingiu em 2018 sua melhor marca de todos os tempos, cerca de 1 milhão e 900 mil visitantes.
PRESENÇAS
Também participaram da solenidade o Chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, José Truda Palazzo Junior; o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Adalberto Eberhard; o presidente da Itaipu Binacional, Marcos Stamm, deputados estaduais e federais, vereadores além de outras autoridades.

Rate This Article

avozdoparana@jornalavozdoparana.com.br